[weglot_switcher]

Maiores de 55 anos já podem agendar vacinação contra a Covid-19 (com áudio)

Esta ferramenta, que já está disponível na página da Direção-Geral de Saúde (DGS), permite que os cidadãos possam escolher o local, bem como a data em que pretendem ser vacinados, independentemente das patologias.
13 Maio 2021, 13h20

A partir de hoje, os maiores de 55 anos já podem agendar a vacinação contra a Covid-19. O alargamento, surge depois da inauguração da plataforma de auto agendamento que estava inicialmente disponibilizada apenas para as pessoas com mais de 65 anos. No fim de semana passado, a plataforma passou a incluir os adultos entre 60 e 64 anos, também.

Esta ferramenta, que já está disponível na página da Direção-Geral de Saúde (DGS), permite que os cidadãos possam escolher o local, bem como a data em que pretendem ser vacinados, independentemente das patologias. Caso não exista vaga, podem optar por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

“Tendo em conta o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação contra a Covid-19, informa-se que está disponível, desde o dia de hoje, a possibilidade de auto agendamento para idades iguais ou superiores a 55 anos”, lê-se no comunicado divulgado pela task force, esta tarde.

Este alargamento surge depois de se saber que já existem pontos de vacinação a administrar doses a pessoas com mais de 50 anos devido à dificuldade em encontrar utentes no grupo etário dos 60 para cima.

Recorde-se que o último boletim epidemiológico da DGS dava conta de mais de quatro milhões de doses contra a Covid-19, sendo que desse valor mais de 2,9 milhões de cidadãos já receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid, o que corresponde a 29% da população portuguesa. Quanto aos já completamente imunizados, a DGS contabiliza mais de um milhão, ou seja, 11 % da população.

Os dados revelam ainda que depois de os maiores de 80 anos já estarem praticamente todos vacinas, há já 84% das pessoas entre os 65 e os 79 anos com pelo menos uma dose da vacina, sendo que 17% estão completamente imunizados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.