[weglot_switcher]

Maioria das empresas afasta crescimento da economia em 2021

Nove em cada 10 inquiridos defendem que novas vagas da pandemia, com o aparecimento de novas estirpes, podem levar PIB a travar neste ano.
6 Fevereiro 2021, 15h00

Novas vagas da pandemia de Covid-19, com o aparecimento de novas estirpes, como a variante inglesa que ditou o novo confinamento geral em resposta à terceira vaga, podem levar a que o Produto Interno Bruto (PIB)português não aumente este ano, segundo 88,73% dos participantes no barómetro de fevereiro da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, numa parceria com o Jornal Económico, a Rádio Renascença e a Netsonda.

Os resultados passarão a ser publicados todos os meses, permitindo acompanhar a evolução das expectativas quanto à recuperação da economia nacional.

A falta de confiança dos inquiridos no crescimento do PIB prende-se com o impacto negativo na economia das novas vagas da pandemia que levam a medidas restritivas para travar o crescimento dos contágios, com Portugal a bater o recorde de casos Covid-19 durante o mês de janeiro e a colocar o SNS sob pressão, o que acabou por ditar um novo confinamento geral, pelo menos até 14 de fevereiro.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.