[weglot_switcher]

Maioria dos adolescentes em Portugal compra tabaco sem entraves

“Em Portugal, a legislação atual relativa ao tabagismo (parcial e fracamente fiscalizada) não está a ser suficiente para travar os adolescentes menores de idade a ter acesso ao tabaco ou fumar”, refere Teresa Leitão, uma das autoras do estudo divulgado pelo Público.
  • Lindsay Fox / www.ecigarettereviewed.com
10 Dezembro 2019, 08h33

A maioria (95%) dos adolescentes em Portugal consegue comprar tabaco sem qualquer entrave nos estabelecimentos comerciais, concluiu um estudo científico que foi publicado na revista “Drug and Alcohol Dependence” e divulgado esta terça-feira pelo jornal “Público”.

A análise, que teve como primeira autora uma investigadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, resultou de 2.444 inquéritos e entrevistas a jovens com uma média de 15 anos.

Apesar do elevado número que disse não ter fumado no último mês ou nunca ter experimentado (83,5%), segundo o relatório, 73% garante que é “fácil” ou “muito fácil” adquirir tabaco, sendo que 84% dos alunos admitiu ver colegas e professores fumar do lado de fora dos portões da escola.

“Neste artigo compreendemos que, em Portugal, a legislação atual relativa ao tabagismo (parcial e fracamente fiscalizada) não está a ser suficiente para travar os adolescentes menores de idade a ter acesso ao tabaco ou fumar”, refere Teresa Leitão, em declarações ao mesmo diário.

Entre os exemplos apresentados pelos participantes no estudo estão frases como as seguintes: “É muito fácil [comprar cigarros], porque eles só querem ganhar dinheiro (…). Nunca me pediram [cartão de cidadão]”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.