A maioria dos britânicos apoia a adesão ao mercado único da União Europeia (UE), apesar disso significar que voltaria a existir livre circulação de trabalhadores do bloco, segundo revela uma sondagem publicada hoje.
O Reino Unido saiu da UE em 2016 com uma votação positiva feita pelos britânicos, tendo sida a redução da emigração uma das principais razões para se efetuar esta saída. No entanto, as sondagens mais recentes mostram que a maioria dos cidadãos britânicos está a repensar nesta decisão, considerando mesmo que o Brexit foi um erro.
De acordo com a ‘Reuters’, esta sondagem foi divulgada pouco depois de serem revelados dados sobre a migração anual do Reino Unido, que mostraram que esta atingiu o valor máximo no ano passado, ou seja, o dobro do valor registado no ano anterior à votação do Brexit.
A sondagem YouGov mostrou que 57% dos britânicos apoiariam agora a adesão ao mercado único, no entanto uma em cada cinco pessoas opõe-se.
Numa altura em que as eleições já não estão num horizonte tão longínquo, o partido trabalhista, cujas sondagens dão a maior probabilidade de vencer as eleições, prometeram melhorar as relações comercias do país com o bloco central. No entanto, o líder do partido, Keir Starmer, deixou claro que não pretende voltar para a UE.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com