[weglot_switcher]

Maioria dos profissionais de contabilidade e finanças espera aumento do salário em 2020

Mais de 60% sente-se confiante em relação a oportunidades de emprego na sua área, concluiu também o mais recente relatório da consultora de recrutamento especializado Robert Walters. Controllers financeiros, FP&A managers, heads of controlling, CFOs e strategy consultants antecipam subidas no ordenado.
11 Dezembro 2019, 19h23

A maioria (82%) dos profissionais de contabilidade e finanças em Portugal espera ter um aumento salarial em 2020, segundo o mais recente “Salary Survey” da consultora de recrutamento especializado Robert Walters, divulgado esta quarta-feira.

Segundo o relatório sobre as tendências de contratação no país, mais de metade (59%) dos profissionais de contabilidade e finanças espera ver o ordenado crescer entre 1 e 3% no próximo ano, enquanto 45% prevê um bónus superior a 16% – entre os quais controllers financeiros, FP&A managers, heads of controlling, Chief Financial Officers [CFO] e strategy consultants. Só 18% dos inquiridos disse não esperar uma subida na remuneração.

Por exemplo, um CFO com mais de dez anos de experiência ganhou, em média, em 2019 entre 90 mil a 120 mil euros, mas em 2020 deverá receber (por ano) entre 100 mil a 130 mil euros. Já um diretor financeiro de uma PME auferia um salário anual de 65 mil a 85 mil euros e, provavelmente, agora ganhará entre 65 mil a 90 mil euros.

Apesar de 64% destes trabalhadores estarem otimistas em relação às oportunidades de emprego no seu setor – uma vez que encontram um bom equilíbrio trabalho-vida pessoa, recebem feedback frequente e incentivos da equipa de gestão e benefícios competitivos –, uma percentagem significativa (45%) encontram-se em busca de um novo desafio profissional.

Os especialistas da Robert Walters antecipam que, em 2020, os perfis com experiência em Big Data e Business Intelligence serão os mais procurados pelas empresas. Há ainda funções que estarão na mira das organizações, como: audit assurance (crescimento homólogo de 52,4%), actuarial analyst (+45,1%), assurance associate (+37,6%), compliance specialist (+21%) e risk analyst (+16,4%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.