[weglot_switcher]

Mais 166 licenciamentos de empreendimentos turísticos. Lisboa e Porto lideram investimento

Esta carteira de licenciamentos considera todo o tipo de projetos de uso turístico, podendo abranger desde hotéis a hostels, apart-hotel, residenciais, pousadas, aldeamentos turísticos, unidades de turismo rural ou parques de campismo, entre outros.
7 Outubro 2019, 11h44

Um total de 166 empreendimentos turísticos em Portugal Continental entrou em processo de licenciamento, nos primeiros seis meses de 2019, conforme os dados apurados pela Confidencial Imobiliário a partir dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE – Agência para a Energia.

O primeiro semestre deste ano apresenta um crescimento de 23% face a 2018 (considerando a média de 136 projetos lançados por semestre nesse ano) e de 44% face ao ritmo semestral de lançamento de novos projetos turísticos registado em 2017 (nomeadamente de 116 projetos por semestre).

Em termos acumulados, de janeiro de 2017 a junho de 2019, o pipeline de promoção imobiliária do país regista a entrada em licenciamento de 668 projetos turísticos, numa carteira que ascende a mais de 1,4 milhões de metros quadrados.

Lisboa e Porto em alta. Alentejo dá nas vistas

De entre os dados apurados no referido semestre, destacam-se as regiões Norte e Alentejo, consideradas as mais dinâmicas, já que registaram pipelines de, respetivamente, 36 (22%) e 32 (19%) projetos turísticos, com as restantes regiões a concentrarem carteiras de entre 29 a 20 projetos, ou seja, com quotas que variam entre os 12% e 17%. A Área Metropolitana de Lisboa apresenta um pipeline de 29 projetos e a Área Metropolitana do Porto de 25 projetos.

Os projetos turísticos contabilizados no primeiro semestre distribuem-se por 95 concelhos, destacando-se Lisboa, com 13 projetos, e o Porto, com outros 18. Os concelhos de Grândola e Santiago do Cacém são também destinos evidentes deste investimento, concentrando pipelines de, respetivamente, 6 e 5 novos projetos turísticos no semestre. Vila Nova de Gaia é outro concelho com bastante dinâmica no imobiliário turístico, acolhendo 4 projetos, seguindo-se Matosinhos com 3 projetos, carteira igualada por Cascais, Mafra e Loures, na Área Metropolitana de Lisboa; e em Loulé, Castro Marim, Lagoa e Aljezur, todos no Algarve. Outros 14 concelhos registam dois novos projetos turísticos em carteira neste período, acrescendo a esta lista outros 68 municípios em que existe um projeto em carteira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.