[weglot_switcher]

“Mais Ajuda”. Já estão escolhidos os finalistas do programa para startups e IPSS de impacto social

Há projetos ‘agrotech’, iniciativas para combater o insucesso e abandono escolar ou tecnologia para que migrantes e refugiados possam aprender e ensinar uma língua/cultura. Os 12 finalistas concorrem a um prémio de 22.500 euros e mentoria da Beta-i.
6 Maio 2020, 15h35

O “Mais Ajuda”, um programa de apoio ao empreendedorismo de impacto, escolheu os 12 finalistas que irão disputar o pódio nas duas categorias (startups e IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social). Entre as mais de 700 candidaturas recebidas, foram selecionados projetos que os jurados consideram ser capazes de responder a problemas sociais, o que engloba agrotech, iniciativas para combater o insucesso e abandono escolar ou tecnologia para que migrantes e refugiados possam aprender e ensinar uma língua/cultura.

Promovido pelo Lidl Portugal em parceria com as rádios “Renascença”, “RFM” e”Mega Hits” e a consultora de inovação Beta-i, este programa escolheu seis jovens empresas do norte e centro de Portugal e seis IPSS de Lisboa, que irão disputar os seis lugares de vencedores disponíveis num pitch online, devido à pandemia de Covid-19. O novo coronavírus levou a que o evento final do “Mais Ajuda” fosse também substituído por um programa na Rádio Renascença, a realizar-se no final deste mês de maio.

“O número de candidaturas mostrou-nos que somos um país solidário, atento e empreendedor. E chegamos a esta fase final, com a certeza de que é possível fazer a diferença no mundo em que vivemos e de que, juntos e solidários, seremos capazes de ultrapassar todas as dificuldades”, refere Isabel Figueiredo, adjunta do presidente deste grupo de media, em comunicado enviado às redações.

A diretora de Comunicação Corporativa do Lidl considera que a qualidade das candidaturas apresentadas superou as expectativas do júri, composto ainda por Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Luís de Melo Jerónimo, (Fundação Calouste Gulbenkian) e Pedro Rocha Vieira (Beta-i). b“Tornaram a seleção dos 12 finalistas num ótimo desafio. Estamos a dar novos passos com este projeto, inserido, também ele, num novo contexto social que temos vindo a enfrentar, onde a ajuda ao próximo se torna ainda mais urgente e fundamental”, refere Vanessa Romeu.

Quem são os finalistas que concorrem a um prémio de 22.500 euros e mentoria da Beta-i?

Startups

  • eSolidar (Braga)
  • GiveToU (Lisboa)
  • PixelAgility – Desenvolvimento de Software (Porto)
  • Shimejito (Castelo Branco)
  • Speak (Leiria)
  • The Inventors (Setúbal)

IPSS

  • Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro (Lisboa)
  • Associação Humanidades (Lisboa)
  • Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (Lisboa)
  • Associação Pressley Ridge (Lisboa)
  • Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense (Castelo Branco)
  • Eu Cãosigo – Intervenções Assistidas por Animais (Lisboa)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.