[weglot_switcher]

Mais de 112 mil israelitas pediram nacionalidade portuguesa até maio do ano passado

Avança o “Público” que, ao abrigo da lei que dá a possibilidade aos descendentes dos judeus sefarditas de obterem a nacionalidade portuguesa, um total de 112.297 mil israelitas deram entrada com este pedido junto do Ministério da Justiça.
passaporte
13 Outubro 2023, 10h45

Mais de 112 mil israelitas pediram nacionalidade portuguesa até maio do ano passado ao abrigo da lei dos sefarditas, conforme avançou o “Público” esta sexta-feira.

Avança o diário que, ao abrigo da lei que dá a possibilidade aos descendentes dos judeus sefarditas de obterem a nacionalidade portuguesa, um total de 112.297 mil israelitas deram entrada com este pedido junto do Ministério da Justiça.

A insegurança latente no Médio Oriente estará a provocar este avolumar de pedidos junto das autoridades portuguesas. Ouvida pelo “Público”, a advogada espanhola Lucia Mastromiechele adianta que estes pedidos estão a ser encarados como uma espécie de plano B, caso alguma coisa corra mal em Israel.

O conflito naquela região foi desencadeado pelo ataque surpresa, sábado, do grupo Hamas, que além de mortos fez reféns de diferentes nacionalidades, seguindo-se novos ataques e resposta israelita com um cerco ao enclave palestiniano, e já provocou pelo menos 1.300 mortes em Israel e 1.354 na Faixa de Gaza, segundo fontes oficiais das duas partes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.