Mais de 112 mil israelitas pediram nacionalidade portuguesa até maio do ano passado ao abrigo da lei dos sefarditas, conforme avançou o “Público” esta sexta-feira.
Avança o diário que, ao abrigo da lei que dá a possibilidade aos descendentes dos judeus sefarditas de obterem a nacionalidade portuguesa, um total de 112.297 mil israelitas deram entrada com este pedido junto do Ministério da Justiça.
A insegurança latente no Médio Oriente estará a provocar este avolumar de pedidos junto das autoridades portuguesas. Ouvida pelo “Público”, a advogada espanhola Lucia Mastromiechele adianta que estes pedidos estão a ser encarados como uma espécie de plano B, caso alguma coisa corra mal em Israel.
O conflito naquela região foi desencadeado pelo ataque surpresa, sábado, do grupo Hamas, que além de mortos fez reféns de diferentes nacionalidades, seguindo-se novos ataques e resposta israelita com um cerco ao enclave palestiniano, e já provocou pelo menos 1.300 mortes em Israel e 1.354 na Faixa de Gaza, segundo fontes oficiais das duas partes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com