Existem 200 mil pessoas desempregadas em Portugal, no entanto, 91,8 mil (25,9%) conseguiram encontrar emprego no primeiro trimestre, e 62,8 mil transitaram para a inatividade, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Durante os primeiros três meses do ano, 28,7% dos homens e 23,3% das mulheres desempregadas conseguiram ter um emprego.
Ao mesmo tempo, 96,5% das pessoas que estavam empregadas no último trimestre do ano passado permaneceram empregadas, enquanto 1,7% transitaram para o desemprego e 1,8% passaram à inatividade.
Segundo os dados do INE, 17,1% dos desempregados de longa duração e 3% dos inativos transitaram para o emprego no primeiro trimestre do ano. Já 30,8% dos empregados de curta duração e 18,1% dos inativos pertencentes à “força de trabalho potencial” passaram a ter um emprego.
Nas transições de desemprego de curta duração para emprego verificou-se um aumento de 0,5% no primeiro trimestre do ano face ao trimestre anterior, no entanto, registou-se uma diminuição de 0,7% em comparação com o período homólogo. Já a transição do desemprego de longa duração para o emprego aumentou em relação aos dois períodos e comparação.
No caso dos trabalhadores por conta de outrem, no primeiro trimestre transitaram para esta tipologia de trabalho 23,2% dos desempregados. No entanto, do quarto trimestre de 2023 para os três primeiros meses de 2024 9,7% das pessoas que trabalhavam por conta própria passaram a trabalhar por conta de outrem.
Em contrapartida, 1,8% dos trabalhadores por conta de outrem passaram a trabalhar por conta própria no primeiro trimestre.
Cerca de 19,9% de pessoas que tinham, no final do ano passado, um trabalho a tempo parcial, conseguiram obter um trabalho a tempo completo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com