[weglot_switcher]

Mais de 33 mil empresas candidataram-se ao lay-off simplificado até esta segunda-feira

Os números revelados pela ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, representam um aumento de mil empresas que se candidataram a este regime face ao início de sábado.
  • João Relvas/Lusa
6 Abril 2020, 10h26

Mais de 33 mil empresas portuguesas já se candidataram ao regime de lay-off simplificado, criado pelo Governo para apoiar a manutenção de postos de trabalhos em empresas que encerraram ou tiveram uma quebra no volume de facturação durante a crise provocada pela Covid-19, revelou a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esta segunda-feira.

“Neste momento, já temos mais de 33 mil empresas que se candidataram ao lay-off simplificado em que procurámos apoiar a manutenção dos postos de trabalho num momento critico em que muitas empresas tiveram que encerraram ou deixaram de ter volume de facturação”, disse a ministra da tutela, em declarações à Sic Notícias, realçando que o Executivo tem criado “mecanismos para suportar e responder às necessidades de maior urgência”.

Os números revelados por Ana Mendes Godinho representam um aumento de mil empresas que se candidataram a este regime face aos números divulgados no sábado. O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) tinha divulgado que quase 32 mil empresas portuguesas já se tinham candidatado ao lay-off simplificado até ao início de sábado.

“Até ao início deste sábado, houve 31.914 empresas a candidatar-se ao mecanismo de salvaguarda dos postos de trabalho – lay-off simplificado. O número de trabalhadores por conta de outrem declarado em fevereiro pelo conjunto daquelas empresas correspondia a um universo de 552 mil trabalhadores”, explicou o ministério em comunicado.

Até sábado, a maior parte dos pedidos foram apresentados por microempresas, com 10 ou menos trabalhadores (cerca de 74%), e pequenas empresas com menos de 50 trabalhadores (cerca de 20%), com Lisboa (7.398) e Porto (6.604) a liderarem o maior número de candidaturas, seguidos por Braga (3.361), Aveiro (2.192) e Faro (1.825).

Ana Mendes Godinho garantiu ainda esta segunda-feira que o Instituto de Segurança Social está “a trabalhar noite e dia” para que os trabalhadores independentes que se candidataram aos apoios do Estado recebam já este mês, salientando que o ministério teve no âmbito das medidas de apoio as famílias “mais de 100 mil pedidos, destes cerca de 17 mil são para trabalhadores independentes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.