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Mais de metade dos consumidores nacionais valoriza a sustentabilidade na hora de comprar

Apenas 13% dos participantes num estudo realizado pela Escolha do Consumidor indicam que a sustentabilidade tem pouca importância, enquanto 3% nunca consideraram este fator nas suas compras.
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11 Junho 2025, 15h19

A Escolha do Consumidor, sistema de avaliação de marcas em Portugal, realizou um estudo que investiga as tendências e hábitos de sustentabilidade dos portugueses.

O estudo aborda temas como o impacto da consciência ambiental nas decisões de consumo, especialmente na indústria da moda, a perceção sobre a preocupação com o consumo sustentável por género e as principais fontes de informação sobre práticas ou produtos sustentáveis.

Os resultados mostram que a sustentabilidade é um fator importante nas decisões de compra para a maioria dos inquiridos, com 51% a considerá-la relevante e 32% atribuindo-lhe uma importância muito elevada. Por outro lado, 13% dos participantes indicam que a sustentabilidade tem pouca importância, enquanto 3% nunca consideraram este fator nas suas compras.

No setor da moda, 54% dos entrevistados preferem marcas que adotam práticas sustentáveis, desde que os preços sejam acessíveis. Já 29% opta por essas marcas sempre que possível, independentemente do preço. Apenas 9% se mostra indiferente ao tema e 8% afirma que a sustentabilidade não é relevante.

Quanto à perceção de género, quase metade dos inquiridos (49%) acredita que as mulheres são mais preocupadas com o consumo sustentável do que os homens. No entanto, 22% discorda dessa ideia, e 29% opina que a diferença depende do contexto.

As principais barreiras à adoção de práticas de consumo sustentáveis incluem o custo elevado (26%) e a falta de opções acessíveis no mercado (21%). Outros obstáculos mencionados são a falta de informação (17%), a ausência de incentivos governamentais (16%), indiferença (11%) e falta de tempo (8%). Apenas 1% dos participantes referiu o uso excessivo de plástico nas embalagens como um impedimento.

Apesar da crescente sensibilização, 40% dos inquiridos estão dispostos a adquirir produtos sustentáveis apenas se o preço for equivalente ao de produtos não sustentáveis. Cerca de 37% aceitaria pagar até 10% a mais e 11% até 20% a mais. No entanto, 12% não estão dispostos a pagar mais, evidenciando que o preço continua a ser um fator determinante.

Em termos de práticas sustentáveis no dia a dia, a reciclagem de resíduos (23%), a redução do desperdício alimentar (22%) e a diminuição do consumo de plástico (19%) são as ações mais referidas pelos consumidores. Outras práticas incluem o uso de garrafas e sacos reutilizáveis (18%), transporte público ou bicicletas (9%) e compra de produtos a granel ou de origem local (8%).

Quando questionados sobre as principais fontes de informação quanto a práticas ou produtos sustentáveis, as organizações ambientais (23%) e as redes sociais (22%) foram as mais citadas. As opiniões de amigos/familiares e os websites das marcas também são valorizadas (18% em ambos). Cerca de 13% dos inquiridos não costuma procurar este tipo de informação, enquanto 5% procuram junto de influenciadores ou bloggers. Outras fontes mencionadas incluem a Inteligência Artificial e os rótulos de produtos (1%).

 

 

 

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