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Mais de metade dos europeus admite mudar de operadora móvel até ao final do ano

Estudo ‘Global Consumer Survey 2024: Mobile and Fixed Broadband’, da consultora Oliver Wyman, aponta para um valor recorde (53%) desde a primeira edição do estudo, em 2022.
3 Outubro 2024, 15h13

Mais de metade dos europeus pretende mudar de operadora móvel até ao final do ano, de acordo com o estudo ‘Global Consumer Survey 2024: Mobile and Fixed Broadband’ da consultora Oliver Wyman.

Em causa está uma percentagem recorde (53%) desde a primeira edição do estudo, em 2022, bem como um aumento de nove pontos percentuais (p.p.) em termos homólogos.

“Em todos os países, o preço é a principal motivação para esta mudança, seguido pela velocidade da rede, cobertura do sinal, fiabilidade do serviço e descontos em telemóveis. A  avaliação da experiência do serviço ao cliente, também se destacou, e sofreu uma queda em comparação com o ano anterior – enquanto em 2023 ocupava a quarta posição, este ano desceu para o sexto lugar no ranking”, explica a consultora.

De acordo com o estudo, 70% dos inquiridos é atualmente cliente de empresas de telecomunicações tradicionais, mas 49% admite trocar para um serviço de baixo custo. “Enquanto as taxas de mudança na Alemanha, França e Reino Unido são estáveis, Itália (45%) e Espanha (40%) destacam-se como mercados onde se espera que muitos consumidores migrem das operadoras tradicionais para as de baixo custo”, detalha a Oliver Wyman. 

“Apesar da crescente tendência de mudança das operadoras tradicionais para as de baixo custo, as operadoras tradicionais continuam a manter a sua posição como os intervenientes mais reconhecidos e valorizados no mercado. A perceção de marca das operadoras tradicionais pontua mais alto do que as de baixo custo: numa escala de 1 a 5, as operadoras tradicionais pontuaram entre 2,7 e 3,1, e as de baixo custo entre 2,4 e 2,7”, acrescenta a Oliver Wyman num comunicado emitido a propósito da publicação do documento.

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