[weglot_switcher]

Mais de metade dos portugueses receiam não conseguir aquecer a casa neste inverno

O estudo do Observador Cetelem revela que, no último ano, 91% dos portugueses afirmaram que o valor que pagam pela energia aumentou, sendo considerado um preço exagerado por um terço dos portugueses. Perante este aumento, 53% temem não conseguir pagar as faturas de energia.
5 Dezembro 2024, 13h54

A maioria dos portugueses, 55%, teme não conseguir aquecer a sua casa durante este inverno, segundo dados do inquérito do Observador Cetelem. Já 64% dos arrendatários revelam que o seu imóvel é mal aquecido.

O estudo revela também que, no último ano, 91% dos portugueses afirmaram que o valor que pagam pela energia aumentou, sendo considerado um preço exagerado por um terço dos portugueses. Perante este aumento, 53% temem não conseguir pagar as faturas de energia.

Para fazer face a este aumento, muitos portugueses têm adquirido ações simples para poupar, entre elas destacam-se o desligar a luz, o fechar as persianas, a instalação de lâmpadas eficientes e a diminuição da temperatura do aquecimento.

Cerca de 67% dos inquiridos consideram que existe um grande desperdício de energia, devido ao mau isolamento. E 43% refere que existe uma margem para otimização do consumo e dos custos dedicados à energia.

O estudo conclui que grande parte dos portugueses ainda tem dúvidas sobre as questões ligadas à eficiência energética, com 66% a afirmarem que já ouviram falar nas regulamentações para melhorar a eficiência energética dos edifícios e alojamentos. No entanto, 47% dos proprietários desconhecem a classificação energética do alojamento no qual vivem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.