O autoagendamento para jovens dos 12 aos 15 anos de idade inicia-se esta quinta-feira. Este processo começa hoje depois da decisão tomada pela Direção-Geral da Saúde em vacinar estes adolescentes de forma universal.
A partir de hoje está suspenso o autoagendamento para utentes acima dos 18 anos, sendo retomado no próximo dia 15 de agosto.
Por questões de logística, a task force anunciou o agendamento exclusivo para utentes entre os 12 e os 15 anos de idade entre o dia de hoje e o dia 14 de agosto.
Apesar do processo de agendamento decorrer nestes três dias, o processo de vacinação só se inicia no próximo dia 21 de agosto, em dois fins de semanas distintos.
A equipa responsável pela vacinação explicou que os utentes nestas faixas etárias que foram vacinados no primeiro fim de semana (21 e 22 de agosto) com as primeiras doses, vão ser imunizados com as segundas vacinas no fim de semana de 11 e 12 de setembro.
Por sua vez, os utentes que forem vacinados com a primeira dose a 28 e 29 de agosto, vão ser inoculados com as segundas doses a 18 e 19 de setembro, sendo este o prazo previamente avançado pelo primeiro-ministro António Costa para terminar a vacinação desta faixa etária, caso a DGS decidisse favoravelmente.
Depois de dez dias em suspense, onde a DGS primeiramente avançou que os jovens de 12 a 15 anos com comorbilidades fossem vacinados, a entidade de saúde alargou o plano de vacinação aos jovens englobados na faixa etária dos 12 aos 15 anos na passada terça-feira.
O coordenador da task force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, apelou à vacinação destes jovens como forma de combate ao vírus e por quem não tem idade para ser vacinado (abaixo dos 12 anos), pedindo aos pais para interromper as férias se necessário, uma vez que o “vírus não tira férias”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com