[weglot_switcher]

Manie fecha ronda de investimento de um milhão com Shiling, Bynd e Heartfelt

Em declarações ao Jornal Económico, a administração da empresa diz que “para este ano queremos chegar aos 100 mil utilizadores no autoswitch, em Portugal, e chegar aos primeiros 10 mil clientes em Espanha. Para a nossa equipa, prevemos a contratação de pelo menos mais 5 pessoas no imediato, para nos ajudar neste caminho”.
16 Abril 2025, 11h00

O Manie, plataforma portuguesa que oferece uma solução automatizada e flexível para a gestão de contratos de eletricidade e gás, fechou uma ronda de investimento no valor de um milhão de euros, que conta com a participação da Shilling (fundo de venture capital da Draycott), da Bynd e da Heartfelt.

Com este financiamento, o Manie pretende consolidar a sua posição como principal player em Portugal e dar início à sua expansão internacional, entrando no mercado espanhol ainda este ano, refere a empresa.

Em declarações ao Jornal Económico, a administração da empresa liderada por André Pedro diz que “para este ano queremos chegar aos 100 mil utilizadores no autoswitch, em Portugal, e chegar aos primeiros 10 mil clientes em Espanha. Para a nossa equipa, prevemos a contratação de pelo menos mais 5 pessoas no imediato, para nos ajudar neste caminho”.

Até ao final do ano, está planeado o aumento da equipa para cinco colaboradores em Espanha e 20 em Portugal.

O fecho de uma nova ronda de investimento pre-seed no valor de um milhão de euros, acontece depois de a empresa ter recebido 100 mil euros em 2024 do fundo Heartfelt.

Daniela Machado da Heartfelt, explica o porquê de continuarem a apoiar o negócio dizendo que iniciaram a colaboração no ano passado e, “desde então, tivemos o prazer de testemunhar o seu crescimento e como a empresa se tem vindo a posicionar no mercado. Acreditamos na melhoria da competitividade e na maior transparência do mercado energético e estamos confiantes de que o Manie está bem equipado para fazer isso acontecer”.

Este novo financiamento foi impulsionado pela “contínua evolução do seu modelo de negócio que pretende trazer clareza, eficiência e economia ao setor energético, cada vez mais afetado pela volatilidade das tarifas”, refere a startup.

O valor angariado nesta ronda vai ser utilizado para alimentar uma nova fase de crescimento da empresa, com foco em duas frentes: a expansão para o mercado espanhol e o reforço da estrutura interna da empresa. Para garantir um crescimento sustentável no mercado ibérico e a evolução tecnológica que pretende introduzir no setor, o capital será utilizado para fortalecer as equipas de Produto e Tecnologia, Finanças, Marketing e Operações, permitindo ao Manie consolidar a sua presença em Portugal e acelerar a entrada em Espanha.

O Manie foi lançado oficialmente em setembro de 2024, por André, Francisco, João e José, e surgiu como uma “solução inovadora para simplificar o acesso à energia e ajudar os consumidores portugueses a reduzir os custos das suas faturas de eletricidade e gás”.

André Pedro, CEO do Manie, destaca a importância deste novo investimento para a estratégia de crescimento da empresa. “Este financiamento representa um passo crucial para consolidarmos a nossa posição em Portugal e avançarmos com a expansão para Espanha ainda este ano”, refere.

“Este investimento permite-nos acelerar o desenvolvimento da plataforma que será muito mais do que uma plataforma de troca de contratos de energia e reforçar a nossa equipa para continuar a inovar no setor”, acrescenta André Pedro.

“Mas mais importante que tudo, queremos continuar ao lado do consumidor a transmitir confiança num tema que é tantas vezes ignorado pela dificuldade burocrática ou a falta de tempo ou conhecimento”, conclui o CEO da Startup.

A ambição do Manie é estabelecer-se enquanto interlocutor de confiança no mercado de energia.

Tendo começado por automatizar o processo de mudança de contratos de eletricidade e gás entre comercializadoras, “o Manie ambiciona introduzir mais inovação no mercado, desafiando o que até agora é considerado um mercado opaco e pouco desenvolvido”, lê-se na nota.

“Desde o seu lançamento há 6 meses, mais de 12 mil utilizadores já têm os seus contratos de energia a ser geridos de forma autónoma pela plataforma, usufruindo de um serviço transparente, simples e vantajoso. Com uma combinação de tecnologia avançada, acompanhamento especializado sempre que necessário e, em breve, inteligência artificial, o Manie não só otimiza poupanças, como também contribui para um mercado energético mais transparente e competitivo, onde o consumidor tem, de facto, o controlo das suas escolhas”, refere a startup.

No comunicado, Tomás Penaguião da Bynd indica que “em todos os nossos anos a apoiar startups no mercado ibérico, são raras as vezes em que testemunhamos níveis de crescimento e de execução tão sólidos como o do Manie”.

“O que mais nos convenceu a investir foi a capacidade da equipa em transformar um setor complexo e tradicionalmente opaco numa experiência simples, transparente e com impacto direto para o consumidor”, diz Tomás Penaguião.

“Acreditamos que o Manie tem o potencial de se tornar uma referência no mercado energético europeu, e é com muito entusiasmo que nos juntamos a esta jornada”, conclui.

Ricardo Jacinto, Managing Partner da Shilling [a área de Venture Capital da Draycott], acrescenta que “a Manie combina expertise de mercado, execução exemplar e uma agilidade incomum para enfrentar um setor altamente regulado e um caminho de enorme complexidade” e que “em poucos meses, provaram que é possível transformar um setor historicamente ineficiente e opaco, trazendo-lhe transparência, poupança e simplicidade”.

“O crescimento acelerado, a evolução estratégica do modelo de negócio e um posicionamento verdadeiramente diferenciador reforçam a nossa convicção de que o Manie está não só pronta para liderar o mercado em Portugal, como também preparada para expandir além-fronteiras”, refere o Managing Partner da Shilling.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.