[weglot_switcher]

Manuel Caldeira Cabral: “O stock de investimento estrangeiro em Portugal está a atingir máximos”

Aeronáutica Embraer foi um dos exemplos apontados pelo ex-ministro da Economia na conferência sobre “Competitividade” na SEDES.
  • Cristina Bernardo
9 Dezembro 2019, 19h13

O ex-ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral referiu, durante a conferência sobre “Competitividade” que está a fazer nesta segunda-feira na SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, que também no que toca a investimento direto estrangeiro (IDE) existem sinais positivos na economia portuguesa.

”O stock de investimento estrangeiro está a atingir máximos”, disse o economista, sublinhando que a tendência verificada nos últimos anos, e que também já se verificava nos anos da intervenção da troika, implica tanto privatizações e vendas de empresas já existentes a investidores estrangeiros como também a instalação de novas empresas e criação de fábricas.

”O crescimento nos últimos três anos aumentou muito, mas mesmo no período da crise foi interessante”, afirmou Caldeira Cabral, realçando o contraste com o período anterior, entre 1995 e 2005.

Igualmente valorizado pelo economista foi o facto de grande parte dos grandes projetos de investimento direto estrangeiro não se terem concretizado nas regiões de Lisboa e do Porto. Um dos exemplos que avançou foi a instalação de fábricas ligadas à indústria aeronáutica, muito concentrada no Alentejo, incluindo a brasileira Embraer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.