A ministra das Finanças do Governo de Durão Barroso, Manuel Ferreira Leite, poderá estar a caminho do Banco de Portugal para integrar o conselho consultivo. A notícia está a ser avançada pelo jornal “Eco”, que indica ainda os nomes de Cecília Meireles, antiga deputada do CDS-PP, Filipe Santos, dean da Universidade Católica Portuguesa, e João Pedro Nunes, professor de Finanças do ISCTE.
A publicação cita uma fonte governamental, que sustenta que estes quatro nomes serão propostos por Joaquim Miranda Sarmento, mas ainda terão de ser aprovados em Conselho de Ministros. No entanto, não se sabe se os nomes irão ao Conselho de Ministros desta quinta-feira ou da próxima semana.
Estes quatro nomes serão os nomes avançados pelo atual ministro das Finanças com base no “reconhecido mérito”. O conselho consultivo é presidido pelo Governador, integra os vice-governadores, antigos governadores, presidente do conselho de auditoria do banco central e quatro personalidades com competências em matérias económico-financeiras e empresariais.
As nomeações surgem num momento de tensão entre o Governo e Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, após a polémica dos salários e também de Hélder Rosalino, que estaria para ir para a Secretaria-Geral do Governo mas mostrou indisponibilidade após se saber que iria auferir de mais de 15 mil euros mensais e que o Banco de Portugal não iria pagar
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com