[weglot_switcher]

Mapa turístico em braille e roteiro acessível abrem a Semana do Turismo no Funchal

As comemorações do Dia Mundial do Turismo decorrem até domingo e incluem ainda workshops, concertos, apresentações de novos projetos, a atribuição da distinção municipal “Mérito Turístico 2020” e a abertura do Posto de Turismo do Mercado dos Lavradores.
24 Setembro 2020, 14h17

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, apresentou, esta quinta-feira, ao lado da Vereadora com o pelouro do Turismo, Madalena Nunes, as novas iniciativas de turismo inclusivo e acessível do Município. O mapa turístico em braille e o roteiro “Funchal, Destino Acessível” assinalam a abertura da semana de comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo domingo, dia 27 de setembro.

Miguel Silva Gouveia começou por referir que estas novas iniciativas são ambas ligadas à inclusão e à acessibilidade, “áreas que mereceram o reconhecimento nacional e que levaram o Funchal a ser considerado Município do Ano bem como a prémios a nível europeu de reconhecimento de boas práticas de acessibilidade”.

De modo a complementar as medidas de turismo acessível que o Funchal tem vindo a implementar, está agora disponível um mapa turístico em braille procurando dar a invisuais e míopes a oportunidade para que possam conhecer a cidade de forma autónoma.

“Lançámos também o roteiro “Funchal, Destino Acessível” que compreende os principais pontos de interesse da cidade que garantem a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida ou que tenham outro tipo de necessidades especiais nomeadamente ao nível da audição, quebrando barreiras linguísticas e culturais.  Tem sido um percurso feito ao longo de vários anos, procurando esbater as desigualdades e tentando criar uma cidade em que todos sem exceção possam desfrutar do património, da cultura e do lazer”, sublinhou o governante.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo decorrem até domingo e incluem ainda workshops, concertos, apresentações de novos projetos, a atribuição da distinção municipal “Mérito Turístico 2020” e a abertura do Posto de Turismo do Mercado dos Lavradores.

Miguel Silva Gouveia aproveitou, por fim, a ocasião para agradecer “à Vereadora com os pelouros do Turismo e da Inclusão e ao Departamento de Economia e Cultura pelo empenho em desenvolver iniciativas reconhecidas a nível nacional e internacional e que melhoram significativamente a qualidade de vida dos funchalenses e dos nossos turistas. À Direção Regional de Educação que foi um parceiro incontornável nestas duas atividades que hoje lançámos e a ao clube Os Especiais que se juntou a nós para proporcionar a todos aqueles que tem necessidades especiais esta forma inclusiva de viver a nossa cidade como ativo turístico”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.