[weglot_switcher]

Maratona global de apps com dados da NASA em outubro na Atlântica em Barcarena

Inscrições para o NASA International Space Apps Challenge 2025 já estão abertas. Maratona de programação é complementada com a segunda edição das Jornadas Aeroespaciais, abertos ao público e opcionais para os participantes da ‘hackathon’.
20 Julho 2025, 22h30

Atlântica – Instituto Universitário volta a ser “local leader” do desafio NASA International Space Apps Challenge 2025, acolhendo pelo segundo ano consecutivo a maratona global de desenvolvimento de apps em Lisboa. A esta instituição compete dinamizar as atividades locais de uma iniciativa que chegou, em 2024, a mais de 150 países.

A hackathon de 48 horas que incentiva estudantes, programadores, cientistas, designersstorytellers, tecnólogos, engenheiros e criadores à resolução colaborativa de problemas com recurso a dados abertos da agência espacial norte-americana, realiza-se dias 4 e 5 de outubro.

Este ano e à semelhança do ano passado, as equipas terão a possibilidade de participar presencialmente, no campus da Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, ou online, à distância.

Além da maratona de programação, e como complemento do NASA Space Apps Challenge, a Atlântica vai ainda promover, no dia 3 de outubro, a segunda edição das Jornadas Aeroespaciais – um evento aberto ao público, opcional para os participantes da hackathon –, estando previsto o anúncio do programa em breve.

Com uma oferta formativa que abrange as áreas da engenharia e computação – incluindo a primeira licenciatura em Engenharia Aeronáutica numa instituição de ensino superior privada – a Atlântica apela ao envolvimento de toda a comunidade escolar, académica, científica e empresarial na reflexão e desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios atuais. “É uma oportunidade única para estudantes e investigadores de diferentes idades verem as suas ideias e projetos a ganhar vida”, refere Patrícia Pinheiro, engenheira aeronáutica e local lead do desafio em Lisboa, sublinhando “a importância do contributo de cada um, por mais pequeno que pareça, para criar um impacto positivo no mundo e no universo”.

Em 2024, mais de meia centena de participantes divididos em 12 equipas aderiram à edição de Lisboa da hackathon, contando com a mentoria e apoio prático de alguns dos principais nomes e organizações do panorama nacional da exploração e investigação espacial.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página oficial da iniciativa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.