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Marca CR7 cresce 325% e atinge valor mais alto de sempre: 850 milhões de euros

Estudo do IPAM coloca o português num plano ímpar a nível mundial: mais do que quadruplicou o valor da marca CR7 e a projeção é que a insígnia do futebolista/patrocinado/influencer e investidor continue a crescer.
futebolistas Ronaldo
4 Fevereiro 2025, 07h00

Aos 40 anos (celebrados esta quarta-feira), Cristiano Ronaldo vê a sua marca atingir a melhor avaliação de sempre em 2025: mais do que quadruplicou desde 2020 para 850 milhões de euros, de acordo com o mais recente estudo do IPAM revelado esta semana.

O melhor futebolista português de sempre, e um dos melhores da história do jogo, cumpre 40 anos a jogar ao mais alto nível e a desenvolver de forma exponencial o seu papel de patrocinado, influencer e investidor.

“Enquanto marca, Cristiano Ronaldo atinge o valor mais alto de sempre com um crescimento explosivo nos últimos cinco anos”, destaca o IPAM. De resto, esta faculdade perspectiva que Cristiano Ronaldo não fique por aqui: “Com os dados disponíveis, a previsão é que o valor da marca CR7 continue a crescer exponencialmente nos próximos anos”.

Neste estudo coordenado por Daniel Sá foi possível perceber que em 2011, a marca CR7 (com Cristiano Ronaldo a atuar pelo Real Madrid) foi avaliada em 24,5 milhões de euros, aumentando para 42 milhões de euros em 2014 e para 102 milhões em 2017. Já em 2020, com Cristiano a atuar com a camisola da Juventus, esse valor cresceu para 200 milhões de euros. Entre 2011 e 2020, a marca CR7 cresceu 733%.

Esta avaliação do IPAM tem como base a metodologia científica denominada Sports Reputation Index, desenvolvida pela própria faculdade de marketing, e que tem como objetivo avaliar a reputação, popularidade e notoriedade de um atleta ou treinador. Este modelo é baseado na avaliação de seis dimensões: receitas, media, social media, palmarés, social e impacto, num total de 28 variáveis.

Face à última avaliação do estudo do IPAM, a marca CR7 cresceu 325%, “o que representa um crescimento espantoso em apenas cinco anos”, pode ler-se no estudo. Neste documento, estes especialistas realçam que, desde 2020, Cristiano Ronaldo viu o seu salário aumentar 308% e as receitas de patrocínios sofreram um incremento de 435%. Ainda fora do campo, Cristiano Ronaldo viu o seu número de seguidores nas redes sociais crescer 280%. Nas quatro linhas, houve um aumento do número de jogos em 51% e um incremento de 60% nos golos.

Considera o IPAM na sua avaliação que a faceta de investidor de Cristiano Ronaldo “ganhou um enorme impulso nos últimos cinco anos com a diversificação de investimentos e participações em diferentes indústrias e geografias”.

Marca não vai ficar por aqui

Aos 40 anos, seria de esperar que a carreira desportiva de Ronaldo pudesse condicionar o crescimento da marca CR7 mas como refere o estudo, existe a perspectiva do IPAM de que o valor da insígnia continue em franco crescimento nos próximos anos e essa projeção também assenta no plano desportivo. Como atleta, Cristiano Ronaldo estará prestes a renovar o seu contrato com o Al Nassr por mais um ano (15,2 milhões de euros por ano, 550 mil euros por dia e 5% das ações do clube saudita) e espera-se a sua participação no próximo Mundial a disputar em 2026. Como patrocinado, o IPAM espera que CR7 mantenha e até venha a aumentar o número de contratos e marcas de diferentes áreas. Atualmente, é patrocinado por marcas como a Nike, Tag Heuer, Armani, Clear Shampoo, Herbalife, Binance, Garena Free Fire ou Louis Vuitton.

Nesta nova faceta de influencer, a faculdade de marketing projeta que Cristiano Ronaldo vai aumentar o profissionalismo das suas equipas assim como a capacidade de gerar conteúdos relevantes e de aumentar o seu alcance e receitas (note-se que é a personalidade mais seguida nas redes sociais em todo o mundo com canais oficiais no Facebook (170 milhões) YouTube (73 milhões), Instagram (648 milhões) e X (114 milhões). Por último, mas não menos importante, na sua dimensão de investidor, Cristiano Ronaldo deverá alargar o leque de investimentos e, como o próprio perspectivou, pode tornar-se dono de um grande clube desportivo. Nos últimos anos, o português tem vindo a profissionalizar e a diversificar o seu papel de investidor participando em negócios como CR7 Fashion, Pestana CR7, Lifestyle Hotels, Insparya, Chrono24, Visa Alegre Atlantis e Media Livre (grupo de comunicação social dono do “Correio da Manhã” e CMTV).

Receitas de CR7 disparam

Neste estudo, é possível perceber que no capítulo das receitas (e também no indicador associado aos social media), Cristiano Ronaldo atinge a pontuação máxima; o que de acordo com o IPAM, revela a “altíssima capacidade do futebolista português em gerar receitas”. Note-se que em 2024, Cristiano Ronaldo foi o atleta com maiores rendimentos no mundo em todas as modalidades desportivas, de acordo com o ranking da revista “Forbes”. O português lidera o ranking há quatro anos e de acordo com as contas da publicação, atingiu uma soma de 239 milhões de euros.

Pelas contas vertidas no estudo do IPAM, entre salários e prémios, o futebolista português aufere no Al Nassr uma soma que supera os 200 milhões de euros anuais; este valor pode crescer este ano com a perspectiva de renovação de contrato com os sauditas. No papel de patrocinado, Cristiano garante anualmente mais de 150 milhões de euros em direitos de imagem decorrentes de inúmeros contratos publicitários com diferentes marcas nacionais e globais de diferentes setores de atividade.

Numa comparação com o estudo de 2020, Cristiano Ronaldo vê as suas receitas dispararem: ganhava um salário de 40 milhões de euros na Juventus e passou a auferir 200 milhões de euros na Arábia Saudita; no plano dos patrocínios, CR7 garantia 28 milhões de euros em 2020 e, atualmente, essa soma já chega aos 150 milhões de euros.

Próximo passo: Hollywood?

O futebolista português que se tornou investidor e entertainer parece tocar uma série de universos e todos com o mesmo profissionalismo e rentabilidade. “Os dois papéis, os que Ronaldo adquiriu recentemente, convivem bem”, destacou Daniel Sá, diretor-executivo do IPAM e especialista em marketing desportivo, em entrevista ao JE no final do ano passado. Este investigador considera que o percurso de Cristiano no mundo dos negócios “não se assemelha a alguém que procura apenas a rentabilidade porque há outras formas mais rentáveis de o fazer”. Ainda assim, o diretor do IPAM sublinha que “parece haver uma estratégia pensada nas escolhas das marcas e dos investimentos”. E a sua faceta de entertainer? Este docente vê nos seus conteúdos o Cristiano “superestrela e ultragenuíno que toda a gente conhece” que no entanto já está num patamar em que “não precisa de nenhum canal nem de nenhuma plataforma como a Netflix, porque os canais dele têm mais seguidores do que muitos canais que conhecemos”. Daniel Sá reconhece-o como um “ótimo produtor de conteúdos” que “já não precisa de nenhuma plataforma de streaming por trás”: “Ronaldo está a gostar deste ensaio e os resultados financeiros comprovam que a estratégia está a correr bem”. E vai ficar por aqui? A resposta é negativa: “Mais tarde ou mais cedo, vamos ter Cristiano em filmes de Hollywood e não me admirava se o visse no mundo da música”.

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