O fabricante de luxo Manolo Blahnik, cuja arte é uma das imagens de marca da série ‘O Sexo e a Cidade’, vai abrir a sua primeira loja na China. A entrada no mercado chinês coincide com o final de uma batalha legal que demorou 22 anos a finalizar, e que decidia sobre o uso do nome da marca.
Conta a “Reuters” que a botique se vai localizar um centro comercial de luxo em Xangai. No entanto, os planos da Manolo Blahnik para a China não se fica por aqui, uma vez que a fabricante de luxo planeia abrir uma loja por ano nos próximos cinco anos.
A Manolo Blahnik vai agora conseguir comercializar o seu calçado de luxo na China continental, isto depois de um empresário local ter registado a sua marca sob o mesmo nome do sapateiro espanhol em 1999, o que impedia a marca de operar na China sob a sua insígnia. Desde 2000 que a empresa contestava a validade das marcas registadas pelo empresário chinês, sendo que o Supremo Tribunal Popular da China só deu razão à marca em junho passado.
“Estamos muito agradecidos por ter conseguido recuperar a nossa marca registada. Antes, estávamos focados apenas em recuperá-la. Desde então que estamos focados em abrir na Ásia”, explicou Kristina Blahnik, presidente da marca e sobrinha do criador espanhol, citada pela “Reuters”.
A Manolo Blahnik vai concorrer com marcas de luxo fixadas há mais de uma década na China, nomeadamente a Jimmy Choo e Christian Louboutin.
A estreia da marca de sapatos de luxo na China acontece num momento em que as marcas couture estão a registar vendas fracas, prejudicadas pelo fraco crescimento económico e falta de confiança dos consumidores. A Louis Vuitton é apenas um exemplo das marcas que tem sido afetada pela China.
Mais recentemente, e para mostrar que está focada no mercado asiático, a marca abriu duas lojas em Hong Kong. O próximo passo é mesmo a China continental. Anteriormente, a insígnia Manolo Blahnik só estava disponível aos consumidores chineses através de plataformas de comércio eletrónico como a Fartfetch.
De acordo com dados recolhidos pela “Reuters”, o mercado de calçado de luxo chinês está avaliado em cinco mil milhões de dólares este ano, perspetivando-se um crescimento anual de 7,6% até 2029.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com