[weglot_switcher]

Marcelo anuncia que cerca sanitária de Odemira é levantada hoje

O Presidente considerou ainda que o país “tem de retirar muitas consequências políticas” quanto aos trabalhadores em situação precária em Odemira.
11 Maio 2021, 18h51

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, esta terça-feira, que a cerca sanitária de Odemira será levantada.

“Fui informado pelo primeiro-ministro de que, assim sendo, seria levantada a cerca sanitária de imediato, hoje mesmo. O que significa que acabou por fazer caminho uma solução de que se falou há uns dias, que era uma situação que permitisse ultrapassar, por um lado, as questões jurídicas e, por outro lado, as questões pessoais e sociais”, disse Marcelo em Caminha.

O Presidente considerou ainda que o país “tem de retirar muitas consequências políticas”. “Tem de se fiscalizar para saber como é por respeito à legalidade, tem de se apurar se há ou não uma situação que convida àquilo que são atuações criminais, tem de se pensar a sério no problema dos imigrantes que estão cá dentro, que trabalham”, sublinhou o Chefe de Estado.

“Fala-se de inclusão mas a inclusão é muito relativa, Isto não pode depender de haver problemas de saúde que chamam à atenção para o facto”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

É esperado que o primeiro-ministro também se pronuncie, esta terça-feira, sobre Odemira sendo que António Costa deslocou-se até ao município para uma reunião de trabalho e assinatura de Protocolos tendo em vista dar resposta às necessidades habitacionais verificadas no concelho.

O Governo definiu cerca sanitária para duas freguesias de Odemira a 29 de abril. Entretanto, nas diversas intervenções o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita sublinhou os bons resultados da cerca sanitária.

De resto, em comunicado emitido esta tarde, o Conselho de Ministros confirmou o levantamento da cerca sanitária a partir das 00h00 do dia 12 de maio.

“Atendendo à evolução positiva da situação epidemiológica verificada naquelas freguesias, decorrente em grande medida da implementação de mecanismos para a mitigação das dificuldades que o elevado grau de mobilidade e as dinâmicas próprias daquela zona geográfica criavam no combate à propagação do vírus SARS-CoV-2, decidiu o Governo alterar as medidas de restrição da circulação que estavam em vigor desde 30 de abril”, indica o documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.