Luís Montenegro, tomou hoje posse como novo primeiro-ministro e, na cerimónia realizada no Palácio da Ajuda em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que a vitória de Montenegro foi “estreita”.
“Senhor primeiro-ministro, acaba de assumir funções por ter encabeçado a candidatura mais votada pelos portugueses, para substituir quem liderou o mais longo governo neste século e o segundo em democracia, sempre com sensibilidade internacional, em particular europeia, que foi e é de interesse nacional”, destacou o chefe de Estado.
Marcelo mencionou que “a vitória eleitoral foi difícil, porventura a mais estreita em eleições parlamentares”, acrescentando que, por essa razão, terá sido também “a mais gratificante”.
“Ao votar os portugueses fizeram três escolhas” e, entre elas, estará “a reforçada aproximação às pessoas e aos seus problemas”, frisou o Presidente da República.
Marcelo vincou ainda que os portugueses “escolheram mudar de hemisfério de Governo”. “Não deram ao Governo que dispunha de maioria absoluta de mandatos, uma nova maioria. Nem lhe deram minoria que fizesse maioria absoluta com outros partidos. Escolheram finalmente dar a vitória ao sector moderado e não ao sector radical”.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que “o mandato parece óbvio, mas é complexo: pelo panorama internacional, a governação económica e social interna, a base de apoio político, o tempo disponível”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com