O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, já discutiram a possibilidade de o país regressar ao estado de emergência devido à pandemia da Covid-19. A notícia foi confirmada pelo Chefe de Estado ao semanário “Expresso”, que indica que se o líder do Executivo socialista determinar o regresso ao estado de emergência, tal foi “apreciado nas conversas com o Presidente da República”.
“Eu disse, no 5 de Outubro, que o que se entender que tem de ser decidido será decidido”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, ao “Expresso”, sublinhando que, quando o primeiro-ministro veio referir que espera que não seja necessário “voltar a declarar o estado de emergência”, fá-lo porque esse discurso foi articulado entre Belém e São Bento.
Em reunião, Marcelo e António Costa terão discutido a possibilidade de obrigar as pessoas ao confinamento obrigatório a partir de certa hora ou a confinamentos locais. Por enquanto, diz o “Expresso”, o discurso passa por “um misto de dramatização e alerta coletivo: ou as pessoas entram em registo de cuidado máximo ou torna-se inevitável avançar para medidas mais radicais”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com