[weglot_switcher]

Marcelo e Costa felicitam Durão Barroso pela nomeação para presidente da Aliança Global para as Vacinas

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Durão Barroso é “mais um Português num cargo internacional particularmente relevante no atual contexto de pandemia coronavírus” e António Costa refere a importância da nomeação “num momento em que esta organização, que Portugal apoia, deverá ter um papel relevante na disponibilização de vacinas”.
29 Setembro 2020, 18h48

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa felicitaram esta terça-feira, dia 29 de setembro, Durão Barroso pela sua nomeação para presidente da Aliança Global para as Vacinas.

Na página da presidência, é dado nota que “o Presidente da República felicita José Manuel Durão Barroso pela sua eleição hoje como Presidente da Aliança Global Gavi, uma organização internacional financiada por doadores públicos e privados, que promove as vacinas e a imunização das crianças no Mundo, em particular nos países em desenvolvimento”.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa sublinha mais um Português num cargo internacional particularmente relevante no atual contexto de pandemia coronavírus”, segundo a mensagem divulgada esta terça-feira.

Por sua vez, António Costa escolheu as redes sociais para parabenizar Durão Barroso. “Felicito Durão Barroso pela nomeação para Presidente do Conselho de Administração da Gavi Alliance, num momento em que esta organização, que Portugal apoia, deverá ter um papel relevante na disponibilização de vacinas contra a COVID19 de forma equitativa e a preços acessíveis”, escreveu o primeiro-ministro.

A decisão foi anunciada esta terça-feira em comunicado na página da Gavi Alliance, a organização de Bill e Melinda Gates criada em 2000 para melhorar o acesso a vacinas novas. “O Conselho da Gavi nomeou José Manuel Barroso como seu novo presidente, com início em janeiro de 2021”, refere a missiva.

No comunicado, é sublinhado que Durão Barroso considerou “esta uma verdadeira honra, vinda de uma organização que admiro há algum tempo”.

“Enquanto enfrentamos a pior pandemia em mais de um século, o mundo precisa de Gavi agora mais do que nunca, tanto para garantir que as vacinas COVID-19 cheguem a todos os países, ricos e pobres, quanto para seguir em frente com sua missão principal de proteger centenas de milhões de pessoas de doenças evitáveis”, assinalou Durão Barroso que irá substituir o economista Ngozi Okonjo-Iweala, especialista em desenvolvimento internacional e ex-ministro das Finanças e Negócios Estrangeiros da Nigéria

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.