[weglot_switcher]

Marcelo já está de olhos postos no inverno: “Pode ser importante vacinar as crianças” (com áudio)

“As vacinas produzem efeito e em todas as idades, isto e importante para os portugueses que acreditam na vacinação e para a minoria que ainda tem dúvidas sobre a vacinação”, disse hoje o Presidente da República.
27 Julho 2021, 12h36

Em pleno pico do verão, o Presidente da República já tem os olhos postos no próximo inverno. Marcelo Rebelo de Sousa acredita que a vacinação das crianças poderá ser importante para travar novos casos na sociedade.

Sobre a vacinação das crianças, o Presidente disse que ” esse ponto esta a ser estudado por especialistas”, pois no futuro, durante o inverno, as gripes sazonais vão se misturar com a Covid-19, embora em valores mais baixos.

“Esta ideia, vacinar as crianças, pode ser importante”, afirmou, considerando que é preciso “dar tempo para os pais pensarem” nesta questão.

Marcelo Rebelo de Sousa referia-se à exposição do especialista Henrique Barros durante a reunião de especialistas do Infarmed que decorreu esta terça-feira, 27 de julho, em Lisboa.

Na sua intervenção, Henrique Barros do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto alertou para o risco de novos casos no próximo inverno, dado o “frio e 70% da população adulta vacinada no inverno” avisou que o Portugal pode vir a ter “uma nova onda, mas pequena, com pouco relevo nos internamentos e nas mortes”. Neste cenário, defendeu que é “fundamental a vacinação de crianças. Se não forem vacinadas, haverá um pico inequívoco de casos”. Apesar deste risco, o especialista apontou que é possível prever um “inverno no qual a vida se pode aproximar do que era antes. Pode ser um inverno feliz”.

Sobre o ritmo atual de vacinação, o Presidente destacou que “por razões de fornecimento, o Governo e as autoridades de saúde têm vindo a fazer um esforço enorme para adquirir vacinas para não deixarem os stocks descerem e manterem o ritmo de vacinação. Isto é muito importante, a vacinação é chave na vida dos portugueses, e o ritmo a que tem sido processada é excecional”.

Sobre os novos casos, Marcelo destacou que “só uma pequena parte com duas tomas está internado, são casos esporádicos, marginais”. O Presidente também destacou que o ritmo de transmissibilidade (Rt) “tem vindo a descer em todas as regiões, o que podemos associar à vacinação. A transmissibilidade vai diminuindo”.

Marcelo também destacou que a variante Delta é esmagadora em Portugal e também noutros países da Europa e acrescentou que uma “notícia interessante é que uma “desta, a Delta Plus, tem uma expressão pequena em Portugal, para já não há uma nova variante que levante problemas”.

O Presidente da República também destacou que os argumentos científicos concluem que as “vacinas produzem efeito e em todas as idades, isto e importante para os portugueses que acreditam na vacinação e para a minoria que ainda tem dúvidas sobre a vacinação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.