O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está confiante que o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) vai passar. Mostra disso é o facto de, segundo o jornal “Expresso”, não avançar com a convocatória de nova reunião do Conselho de Estado.
Na primeira reunião, que aconteceu no início de outubro, Marcelo percebeu que a maior parte dos conselheiros é a favor das eleições antecipadas em caso de chumbo do documento apresentado pelo Governo na tarde de quinta-feira passada, 10 de outubro. Os conselheiros apontam para uma crise orçamental, o que não terá agradado ao Chefe do Estado e por esse motivo não fez nova convocatória.
Entre as novidades de Belém, o “Expresso” adianta que Marcelo Rebelo de Sousa também não tenciona chamar os partidos, pelo menos para já, ao contrário do que anunciou e que tem feito em anos passados.
Apesar de Marcelo preferir um entendimento entre socialistas e sociais-democratas, a entrevista de Pedro Nuno Santos na véspera de apresentação do OE deu a entender que tal não seria possível. Portanto, a esperança de Marcelo recai sobre o Chega, esperando a viabilização do documento.
Lembrar que Marcelo tinha pedido ponderação aos partidos e já tinha mostrado confiança de que o Orçamento será aprovado “até ao último segundo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com