Marcelo promulga Lei de Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas (com áudio)

Além deste, Marcelo aprovou também a Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas. Ambos os decretos têm por base propostas de lei do Governo que visam reforçar os poderes do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas em relação aos três ramos militares.

No Mosteiro dos Jerónimos, assistiu a uma cerimónia de homenagem aos mortos, com o toque de silêncio, toque de homenagem aos mortos em defesa da pátria e o toque de alvorada.

O Presidente da República promolgou, esta terça-feira, a Lei da Defesa Nacional e a Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, lê-se no site da Presidência da República.

“Atendendo ao parecer unânime do Conselho Superior de Defesa Nacional, ao entendimento largamente maioritário do Conselho de Estado, à versão final dos diplomas (…) e, sobretudo, às muito expressivas maiorias parlamentares (…) o Presidente da República promulgou os decretos da Assembleia da República que procedem a alterações à Lei de Defesa Nacional e à Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas”, lê-se no comunicado publicado.

Estes dois decretos, aprovados na Assembleia da República em votação final global por PS, PSD e CDS-PP em 25 de junho, têm por base propostas de lei do Governo, que lançou esta reforma para, entre outras alterações, reforçar os poderes do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) em relação aos três ramos militares.

O decreto do parlamento que altera a Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas foi aprovado em votação final global com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, com votos contra de BE, PCP, PEV e Chega e abstenções do PAN, da Iniciativa Liberal, de um deputado social-democrata e das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

Já o decreto que altera a Lei de Defesa Nacional foi aprovado em votação final global com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, votos contra de BE, PCP, PEV e Chega e abstenções do PAN, da Iniciativa Liberal e das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

Recomendadas

Sabe como identificar notas roubadas?

Quando recebe notas de alguém deve estar atento para evitar aceitar notas roubadas. Este episódio do BdP Podcast traz-lhe algumas informações úteis: dá-lhe a conhecer formas de saber se as notas que lhe passam pela frente foram obtidas num furto.

O Jornal Económico num minuto

O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais.

Cristiano Ronaldo lidera a lista de melhor marcadores da história da ‘Champions’. Conheça os restantes nove

Dos inevitáveis Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, às lendas Henry e Shevchenko, conheça os 10 melhores marcadores da história da Liga dos Campeões.
Comentários