Marcelo sobre ameaça a deputados: “É tão condenável como se fosse contra qualquer outro cidadão”

“Este ato ganhou uma maior notoriedade mas é tão condenável um ato destes contra deputados como contra qualquer outro cidadão. Esta situação ganha outra dimensão na medida em que é contra deputados”, realçou o Presidente da República.

Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa

O Presidente da República manifestou-se esta quinta-feira sobre a ameaça da extrema-direita a dez cidadãos portugueses, entre os quais três deputadas do Parlamento, e considerou que este ato, apesar de ter ganho notoriedade, “é tão condenável contra deputados como seria contra qualquer outro cidadão”.

“Este ato ganhou uma maior notoriedade mas é tão condenável um ato destes contra deputados como contra qualquer outro cidadão. Esta situação ganha outra dimensão na medida em que é contra deputados”, realçou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa enfatizou o facto do Ministério Público estar a investigar esta matéria e garantiu o respeito por essa investigação.

Para Marcelo, e sobre este tema, “os democratas devem ser muito firmes nos seus princípios e devem ser sensatos; tolerância zero em relação àquilo que é condenado pela Constituição e sensatez significa estar atento para perceber como a manipulação tem sido noutros países uma forma de radicalizar a vida política e de debilitar a democracia”.

A Policia Judiciária (PJ) está a investigar ameaças feitas à associação SOS Racismo e a três deputadas. Em causa está um email recebido pela SOS Racismo com uma lista de dez pessoas que, de acordo com a exigência do remetente, têm 48 horas para sair de Portugal. Entre os nomes estão as deputadas Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias do Bloco de Esquerda (BE) e Joacine Katar Moreira, deputada não inscrita.

Mamadou Ba, da SOS Racismo, já foi ouvido esta tarde nas instalações da Policia Judiciária em Lisboa. Em declarações à “RTP”, o BE indica que fez chegar esta informação ao “conhecimento à Polícia Judiciária e que vai apresentar queixa ao Ministério Público”.

A rádio “TSF”, teve acesso ao email no qual a denominada “Nova Ordem de Avis – Resistência Nacional” ameaça com “medidas contra estes dirigentes e os seus familiares” caso o prazo seja ultrapassado e adianta que “o mês de agosto será mês da luta contra os traidores da nação e do reerguer nacionalista”.

 

Ler mais
Relacionadas

Deputadas do BE apresentam queixa ao MP por ameaças em ‘e-mail’ dirigido à SOS Racismo

As deputadas do Bloco de Esquerda Beatriz Dias e Mariana Mortágua vão apresentar queixa ao Ministério Público (MP) na sequência de ameaças recebidas em ‘e-mail’ dirigido à associação SOS Racismo, confirmou à Lusa fonte do partido.

“Agosto será mês da luta contra os traidores da nação”. Policia Judiciária investiga ameaças a três deputadas e à SOS Racismo

Em causa está um email recebido pela SOS Racismo com uma lista de dez pessoas que, de acordo com a exigência do remetente, têm 48 horas para sair de Portugal. Entre os nomes estão as deputadas Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias do Bloco de Esquerda (BE) e Joacine Katar Moreira, deputada não inscrita.
Recomendadas

“Teremos que aprender a pensar de forma diferente e sentirmo-nos à vontade em arriscar”, revela ‘headhunter’ portuguesa

“Seja qual for a fase em que nos encontramos e o percurso que já percorremos, tudo pode valer a pena para corrigir e otimizar, poderemos atingir os nossos objetivos de formas muito diferentes”, refere Maria da Glória Ribeiro em entrevista ao Jornal Económico.

Administração Interna abre investigação a fuga de migrantes de quartel em Tavira

Inquérito tem como objetivo apurar as “circunstâncias da referida fuga e de eventuais responsabilidades disciplinares de elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Polícia de Segurança Pública”.

Portugal regista mais 854 casos e seis mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias contabilizaram mais 407 altas nas últimas 24 horas, elevando para 48.937 o número total de pessoas livres do vírus.
Comentários