[weglot_switcher]

Marcelo sobre Estado de Emergência: “Impõe-se manter as medidas de contenção”

O chefe de Estado disse, à saída de uma conferência no Infarmed, que os temas que foram discutidos dão “um fundamento científico reforçado” para um eventual prolongamento do Estado de Emergência. “Importa manter a pressão na mola para que a mola não suba”, sublinhou.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
31 Março 2020, 14h31

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta terça-feira que, neste momento, “impõe-se manter as medidas de contenção” decretadas para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O chefe de Estado disse, à saída de uma conferência no Infarmed, que os temas que foram discutidos dão “um fundamento científico reforçado” para um eventual prolongamento do Estado de Emergência.

“No futuro imediato, impõe-se manter as medidas de contenção. Importa manter a pressão na mola para que a mola não suba”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em conferência de imprensa, após ter estado presente na segunda sessão de apresentação sobre a “situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a manutenção das medidas de contenção foi uma conclusão “unânime” da videoconferência, onde participaram também outros líderes partidários, especialistas e parceiros sociais. Adiantou ainda que “as medidas de contenção mais específicas serão tomadas pelo Governo” nos próximos dias e sublinhou que a atenção “deve concentrar-se agora na verificação dos casos diários e na sua confirmação”.

“Olhando para a evolução da curva dos casos positivos dos portugueses detetados como infetados, há uma diferença apreciável entre a primeira fase dessa evolução e a fase mais recente. A continuar o que parece ser uma tendência, temos uma fixação em valores que podem vir a ser menos de metade, em média, dos que se verificaram numa primeira fase”, referiu o Presidente da República.

Esta tendência da curva epidemiológica, pode estar relacionada com o encerramento das escolas e com medida medidas de contenção já adotadas. E sublinhou: “Se for isso assim, e os próximos dias poderão confirmar, é uma boa notícia a premiar o esforços dos portugueses que assumiram como tarefa coletiva compreender e praticar essa autocontenção”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.