[weglot_switcher]

Celeste Hagatong renuncia ao cargo de presidente do Banco Português de Fomento

Instituição comunicou esta sexta-feira a mudança na liderança que será efetivada a 1 de setembro.
Celeste Hagatong
2 Agosto 2024, 18h56

Maria Celeste Hagatong, presidente do Conselho de Administração do Banco Português de Fomento, vai deixar o cargo a breve prazo, de acordo com informação prestada pela instituição esta sexta-feira.

“O Banco Português de Fomento comunica que Maria Celeste Hagatong, Presidente do Conselho de Administração, anunciou a sua renúncia por motivos de saúde impeditivos da continuação das suas funções. A renúncia surtirá efeitos a partir de 1 de setembro”, começa por referir o Banco na nota divulgada esta sexta-feira.

O Banco Português de Fomento destaca que “durante o seu mandato, Maria Celeste Hagatong contribuiu significativamente para a consolidação da posição do BPF enquanto banco promocional”.

O Banco Português de Fomento é instituição financeira pública que nasceu em 2020, para alavancar as empresas e os pequenos negócios. Ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que atribuiu fundos a Portugal no valor de 16,6 mil milhões de euros, o Banco de Fomento gere cerca de 1,5 mil milhões dessa dotação.

Em junho de 2022, o Governo liderado por António Costa escolheu Celeste Hagatong para assumir presidente do Conselho de Administração do Banco do Fomento.

Na nota, o ministro da Economia e do Mar da altura indicou que Celeste Hagatong “tem uma longa carreira na banca e nos seguros e experiência em diferentes setores de atividade, desde o Corporate Finance e Project Finance à banca de empresas”, sublinhando que “a sua clarividência, liderança e dinâmica vão ser essenciais para fazer do Banco Português de Fomento o banco promocional do Estado Português.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.