[weglot_switcher]

Maria do Céu Antunes vai ao Luxemburgo para participar no Conselho Europeu de Agricultura e Pescas

A PAC – Política Agrícola Comum representa 34,5% do total do orçamento europeu do presente ano, de cerca de 58,12 mil milhões de euros, ou seja, vai absorver em 2020 mais de 20 mil milhões de euros.
Maria Céu Albuquerque
19 Outubro 2020, 07h55

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, vai participar hoje e amanhã, dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho Europeu de Agricultura e Pescas.

Este encontro presencial terá como principais temas a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e as conclusões sobre a Estratégia ‘Do Prado ao Prato’ (‘Farm to Fork’).

À medida que se intensificam as negociações em torno da PAC e do envelope financeiro para o setor para os próximos anos ao nível dos 27 Estados-membros, a agenda política comunitária está cada vez mais focada nos temas relacionados com a agricultura.

Recorde-se que a PAC representa 34,5% do total do orçamento europeu do presente ano, de cerca de 58,12 mil milhões de euros, ou seja, vai absorver em 2020 mais de 20 mil milhões de euros.

A PAC também vai estar esta semana toda no centro do debate dos eurodeputados, no decurso da reunião plenária, por videoconferência, do Parlamento Europeu, que irá decorrer entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 23 de outubro.

Os objetivos da Comissão Europeia para a nova PAC apontam para um pacote que seja mais adequado às necessidades dos 27 Estados-membros no setor da agricultura.

Nesse sentido, os Governos dos diversos países comunitários terão de apresentar os seus planos estratégicos para a aplicação dos objetivos definidos por Bruxelas, um intenso processo negocial em que sobressai a discussão dos fundos comunitários a atribuir a cada país.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.