[weglot_switcher]

Maria Luís Albuquerque com luz verde para liderar Serviços Financeiros da UE

Nova Comissão Europeia recebeu 370 votos favoráveis. Ex-ministra do tempo de Passos Coelho vai ter um papel importante .
epa11704739 Maria Luis Albuquerque, European Commissioner-designate for Financial Services and the Savings and Investments Union, attends her confirmation hearing before European Parliament committees in Brussels, Belgium, 06 November 2024. EPA/OLIVIER HOSLET
27 Novembro 2024, 11h43

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a composição da próxima Comissão Europeia de Ursula von der Leyen, com 370 votos favoráveis, 282 contra e 36 abstenções.

Desta forma, está aprovado o papel da portuguesa Maria Luís Albuquerque na pasta dos Serviços Financeiros na entidade europeia. A antiga ministra vai “assegurar que o investimento privado empodera a produtividade e a inovação” de todo o bloco.

A derradeira votação dos eurodeputados realizou-se durante o plenário de Estrasburgo, em França. No final da votação, a nova Comissão Europeia foi aplaudida por uma parte do hemiciclo. A presidente da Comissão Europeia e a presidente do PE, Roberta Metsola, abraçaram-se.

A aprovação surgiu após o escrutínio dos europarlamentares (incluindo audições a cada um dos comissários indigitados) e de intensas negociações nas últimas semanas entre os grupos de centro-direita, socialistas e liberais para um acordo político sobre os sete nomes que estavam pendentes de um total de 26, alcançado há uma semana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.