Mark Zuckerberg já é o segundo homem mais rico do mundo. A fortuna do líder da Meta, que integra Facebook, Instagram e WhatsApp, atingiu esta semana os 206 mil milhões de dólares (cerca de 187 mil milhões de euros), segundo a Bloomberg Billionaires Index.
Assim, Zuckerberg ultrapassou Jeff Bezos, fundador da Amazon. Apenas Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX está à frente de ambos.
O fundador do Facebook beneficiou da forte valorização das ações da Meta ao longo de 2024. A empresa subiu 68% no mercado de ações até agora este ano. Como resultado, a fortuna de Zuckerberg disparou, com um aumento de 78,1 mil milhões de dólares em 2024. Ninguém aumentou tanto a sua riqueza até agora este ano.
A riqueza de Bezos é relativamente fácil de estimar. Assim, 169 mil milhões são pela sua participação na Amazon, mas inclui também uma avaliação de 15 mil milhões de dólares para a sua empresa Blue Origin e cerca de 20 mil milhões que recebeu da venda de ações da empresa de comércio eletrónico.
O valor dos ativos de Elon Musk é mais difícil de quantificar com exatidão, pois além da sua participação na Tesla, é acionista de referência na SpaceX, xAI e na rede social X. A Bloomberg atribui um valor de 82,2 mil milhões à participação estimada de 42% na empresa espacial; 5,6 mil milhões para o seu investimento na rede social e 13,3 mil milhões para a sua participação de 79% na recentemente criada empresa de inteligência artificial, a xAI. Os títulos da Tesla continuam a ser o seu principal ativo, com 98,9 mil milhões.
Com os cálculos da Bloomberg, a fortuna de Musk aumentou 27,1 mil milhões até agora este ano, enquanto a de Bezos aumentou 28,2 mil milhões.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com