[weglot_switcher]

Marrocos foi segundo maior motor das exportações fora da UE

País magrebino foi o segundo país extra-UE que mais contribuiu para o crescimento das exportações portuguesas, apenas ultrapassado pelos EUA. Na mira está aproximação à Boeing em Marrocos.
28 Novembro 2021, 12h00

As exportações portuguesas para Marrocos foram as que deram o segundo maior contributo para o crescimento da venda de bens a países extracomunitários, nos primeiros nove meses do ano. Portugal quer reforçar a tendência de aumento das trocas comerciais registadas no último ano e lançou esta semana o Conselho Económico com o país magrebino, prevendo ainda uma missão no setor aeronáutico, focada no ecossistema da Boeing naquele país.

Nos primeiros nove meses do ano, as exportações portuguesas para Marrocos aumentaram para 695 milhões de euros, um aumento de 80% face ao período homólogo de 2020, quando se fixaram em 361 milhões de euros. Este aumento coloca Marrocos como o segundo país extracomunitário, com a maior contribuição para o crescimento das exportações portuguesas globais em percentagem, ao fixar-se em 4%, apenas ultrapassado pelos Estados Unidos (8,6%), sendo seguido pelo Reino Unido (3,7%).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.