A Marsh reportou um crescimento do mercado global de seguros de risco transacional em 2024. A líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de risco e uma empresa do grupo Marsh McLennan publicou o seu relatório “Transactional Risk Insurance 2024: Year in review”, que destaca as principais tendências e desenvolvimentos no mercado de seguros de risco transacional ao longo do último ano.
O volume global de transações tive uma recuperação modesta em 2024, com o volume de fusões e aquisições (M&A) a atingir 3,4 biliões de dólares, o que traduz um aumento de 8% em relação a 2023, onde tinha sido atingido o valor mais baixo em 10 anos.
A Marsh colocou limites de seguro de risco transacional no valor de 67,8 mil milhões de dólares em mais de 2.750 apólices, representando um aumento de 38% face ao ano anterior.
Apesar do ambiente desafiante de fusões e aquisições, a procura por soluções de seguro de risco transacional subiu significativamente em 2024, impulsionada pelo reconhecimento crescente do seu valor na mitigação dos riscos associados a transações complexas, diz a corretora.
Os segurados procuraram cada vez mais proteção empresarial através de seguros de representações e garantias (R&W) e de garantias e indemnizações (W&I) em vários setores, complementados por um aumento significativo na utilização de seguros fiscais.
A atividade foi particularmente intensa nos setores da tecnologia, saúde e energias renováveis, onde os agentes de mercado recorreram ao seguro de risco transacional em níveis próximos dos recordes. O crescimento foi ainda impulsionado pela crescente adoção do seguro de risco transacional em mercados emergentes, nomeadamente na América Latina e em África, destacando a capacidade crescente dos seguradores locais para facilitar transações transfronteiriças, segundo o relatório.
Sebastião Lorena, Especialista de Private Equity e M&A da Marsh Portugal, citado no comunicado, diz que “o primeiro trimestre do ano em Portugal registou uma acentuada redução da atividade, com uma retoma ao longo do segundo trimestre, em linha com a tendência global. No segundo semestre, assistimos a um aumento consistente da atividade, embora mais contido do que noutros países europeus e nos EUA. Ainda assim, continuámos a observar uma maior procura por soluções de seguro de risco transacional, visível tanto no aumento do número de apólices colocadas, como na crescente diversidade dos setores de atividade das entidades alvo das transações — uma tendência em crescimento contínuo nos últimos cinco anos”.
De um modo geral, o mercado global de seguros de risco transacional foi favorável aos compradores em 2024, com reduções de preços de dois dígitos nas camadas primárias de cobertura em todas as regiões, revela a Marsh.
A capacidade de subscrição manteve-se alta a nível global, com cerca de mil milhões de dólares de limites normalmente disponíveis para transações individuais na América do Norte e na Europa. No entanto, os seguradores começaram a gerir a concessão de limites de forma mais conservadora no final do ano, devido ao aumento da atividade de sinistros em programas de seguro de maior dimensão.
A corretora revela ainda, de acordo com o relatório, que os sinistros de seguro de risco transacional aumentaram 20% na América do Norte e 30% na região EMEA em 2024. A atividade de sinistros manteve-se estável na Ásia em comparação com 2023, enquanto a região do Pacífico registou uma ligeira diminuição no número de notificações de sinistros.
“O ano passado foi um marco para o seguro de risco transacional, com uma recuperação significativa da atividade global de fusões e aquisições e um reconhecimento crescente do valor das soluções de seguro na gestão de riscos transacionais”, afirmou Pedro Pereira, Líder de Private Equity, M&A e Linhas Financeiras da Marsh Portugal.
“Apesar da incerteza geopolítica e dos seus impactos adversos na atividade global de M&A, mantemos uma perspetiva otimista quanto ao crescimento contínuo deste mercado e ao seu papel na facilitação de transações bem-sucedidas em diversos setores”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com