Marta Gonçalves é a gestora dos programas de Educação e de Ciência na Agência Espacial Portuguesa, sendo também gestora de projeto do EuRoC. O European Rocketry Challenge é uma competição europeia de lançamento de foguetes que reúne estudantes de engenharia de várias universidades.
Este ano decorreu a quinta edição do EuRoC, organizado e promovido pela Agência Espacial Portuguesa. Ao todo, foram pré-selecionadas para a competição 25 equipas europeias, que decorreu em Ponte de Sor e no Campo Militar de Santa Margarida de 9 a 15 de outubro. O EuRoC teve a sua primeira edição em 2020, na altura com um total de seis equipas.
Este foi o pretexto para falar com Marta Gonçalves, mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico. Antes de ingressar na Agência Espacial Portuguesa, trabalhou como investigadora no IN+/IST, onde estudou o impacto da mudança tecnológica no setor aeroespacial. “O sucesso da competição tem sido visível de ano para ano”, refere a gestora do projeto que acrescenta que o facto de Portugal ser o único país europeu a acolher uma iniciativa deste género, dedicada exclusivamente a equipas universitárias, demonstra o seu compromisso para com o setor do Espaço.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com