O uso de máscara em ambientes fechados deixará de ser obrigatório a partir de 19 de abril, data em que a medida será aprovada em Conselho de Ministros, segundo o “El Independente”.
O anúncio foi feito pela ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias durante a celebração do Conselho Interterritorial que se realiza em Toledo.
O fim da obrigatoriedade de máscaras em espaços fechados é um pedido que várias comunidades autónomas já tinham feito, como é o exemplo de Madrid, considerando que já não é uma medida eficaz para controlar a transmissão do coronavírus.
Por outro lado, o último relatório das autoridades de saúde espanholas destaca a necessidade de a utilização da máscara ser apenas obrigatória para trabalhadores e visitantes de centros de acolhimento e pessoas internadas quando se encontrem em espaços partilhados fora do seu quarto ou em centros sociais de saúde; e ainda no transporte público.
Da mesma forma, o relatório aconselha que se deixe cair a máscara entre os alunos no ambiente escolar e defende o uso responsável da mesma entre a população vulnerável em qualquer situação em que tenham contato prolongado com pessoas a uma distância inferior a 1,5 metro.
No local de trabalho, o relatório recomenda a utilização da máscara sempre que o trabalho deva ser realizado a uma distância interpessoal inferior a 1,5 metros e não possa ser garantida uma ventilação adequada do espaço.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com