O fundo de infraestruturas do Canadá Brookfield Asset Management pôs à venda a carteira de ativos renováveis da espanhola Saeta Yield (alguns deles em Portugal) e o vencedor foi a empresa de energias renováveis Masdar, dos Emirados Árabes Unidos.
A Masdar anunciou esta terça-feira que chegou a acordo para comprar a empresa de energia verde, num negócio que avalia a empresa em 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros).
O fecho da transação está sujeito às aprovações habituais e deverá ocorrer por volta do final de 2024, diz o comunicado oficial da empresa com sede em Abu Dhabi.
Ao abrigo do acordo, a Masdar vai adquirir 745 megawatts (MW) de ativos maioritariamente eólicos e 1,6 gigawatts de projetos em desenvolvimento em Espanha e Portugal, marcando um dos maiores negócios deste tipo na região ibérica.
O Jornal Económico já tinha noticiado que a Brookfield iniciou em janeiro o processo de venda da Saeta Yield e que a assessorar o negócio estavam o Société Générale e o Banco Santander.
A operação total estava avaliada em 1,5 mil milhões de euros – valor que inclui também a dívida (enterprise value). A Brookfield pagou em 2018 pela Saeta Yield cerca de 1,2 mil milhões.
Segundo o comunicado oficial a transação consiste num portefólio de 745 megawatts (MW) de ativos predominantemente eólicos – 538 MW de ativos eólicos em Espanha, 144 MW de ativos eólicos em Portugal e 63 MW de ativos solares fotovoltaicos em Espanha – e inclui um pipeline de desenvolvimento de 1, 6 gigawatt (GW).
A transação exclui um portefólio regulado de 350 MW de ativos concentrados de energia solar, que a Brookfield manterá e continuará a operar.
A venda está alinhada com a estratégia de rotação de ativos da Brookfield Renewable para reciclar capital para financiar atividades de crescimento.
O acordo demonstra o compromisso da Masdar em acelerar a transição energética em Espanha, Portugal e na Europa em geral, e traduz um avanço nos seus planos de crescimento na região, uma vez que a empresa pretende atingir uma capacidade global de 100 GW até 2030.
Recentemente, a Masdar anunciou também um acordo com a Endesa para se tornar parceira da 2,5 GW de ativos de energia renovável em Espanha, sujeitos a aprovações regulamentares e outras condições.
A Masdar está empenhada em acelerar o fornecimento de capacidade de energia limpa em toda a Península Ibérica e na Europa.
“Representando uma das maiores transações do setor de energia renovável de Espanha, este acordo histórico com a Brookfield Renewable baseia-se no forte historial de crescimento da Masdar, demonstrando o nosso compromisso com a meta mais ampla de zero emissões líquidas da UE até 2050 e desbloqueando nova capacidade. Combinando palavras com ações, a Masdar está a acelerar ainda mais os seus ambiciosos planos de crescimento, bem como a apoiar a concretização do Consenso dos EAU ratificado na COP28, para triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, permitindo uma transição energética justa, ordenada e equitativa”, diz Sultan Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos, Presidente da Masdar e Presidente da COP28.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com