[weglot_switcher]

Espanhola Saeta Yield compra nove parques eólicos em Portugal

O negócio da aquisição do portfolio da Lestenergia, com uma potência de 144 MW, implicou o pagamento de 104 milhões de euros.
3 Outubro 2017, 14h26

A empresa espanhola Saeta Yield fechou a aquisição da Lestenergia, detentora de nove parques eólicos em Portugal, com uma potência total de 144 megawatts (MW). O negócio chegou aos 104 milhões de euros, segundo informações enviadas à espanhola Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV).

O valor dos parques adquiridos, localizados nos municípios da Guarda e Castelo Branco, ascende a 186 milhões de euros, segundo o jornal espanhol ABC.

Há nove anos a funcionar, as turbinas destes parques foram fabricadas pela Gamesa, Vestas e Suzlon e terão ainda cerca de 13 anos de vida operacional, mas a empresa espanhola espera continuar a gerir os parques além deste horizonte. Os nove parques eólicos são regulamentados pelas autoridades portuguesas, o que a Saeta Yield acredita que garante rendimentos previsíveis e estáveis a longo prazo.

A Saeta Yield, que referiu que a compra se inclui na estratégia de internacionalização da empresa, financiou a operação com liquidez disponível e com fundos de uma nova linha de crédito.

A notícia da operação acontece no dia seguinte que a produção eólica em Portugal registou, no mês passado, o melhor setembro de sempre. Dados da gestora da rede elétrica, REN, mostram uma subida de 28% na produção, face a período homólogo, para um total de 829 GWh. O índice que mede a produtibilidade eólica atingiu 1,22, o maior registado num setembro, mês que, habitualmente, é o que apresenta menor produção eólica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.