[weglot_switcher]

Mastercard escolhe Rauva como fintech mais promissora de Portugal

As startups espanholas Embat e Silbo destacaram-se no país vizinho. O trio de empresas vai representar a Península Ibérica na final em Paris, no próximo mês de novembro. O vencedor recebe um cheque de 50 mil euros.
Rauva
27 Setembro 2024, 13h06

A fintech portuguesa Rauva e as espanholas Embat e Silbo foram as três empresas selecionadas para participar na final da competição de startups de tecnologia financeira da Mastercard. O programa “Mastercard For Fintechs” escolheu este trio para representar a Península Ibérica na última etapa do concurso que se realizará em Paris, no próximo dia 25 de novembro.

A decisão foi conhecida esta quinta-feira num evento em Madrid, mais precisamente no Google for Startups Campus, onde estiveram nove fintechs ibéricas que foram avaliadas por um júri composto por fundos de capital de risco, especialistas do sector e business angels. Os jurados acabaram por fazer um pódio com a Embat (programa de gestão de tesouraria para empresas), a Rauva (neobanco para PME e trabalhadores independentes) e Silbo (pagamentos através da WhatsApp).

“O nível das fintechs concorrentes tem sido muito elevado e as propostas de valor de cada uma tem estado ao nível do que esperávamos para um programa como o Mastercard For Fintechs. O programa faz parte do compromisso da Mastercard com o ecossistema financeiro de duas formas: ajudar as fintechs a crescer, ao mesmo tempo que aprende e inova com elas. O objetivo é beneficiar todo o ecossistema, impulsionar a inovação e tornar os pagamentos mais seguros, simples, inteligentes e inclusivos”, afirma a country manager da Mastercard Portugal, Maria Antónia Saldanha, em comunicado.

Na “meias-finais” do Mastercard For Fintechs – cujo objetivo é apoiar o crescimento das melhores fintechs da Europa Ocidental – estiveram mais quatro portugueses: Alexandre Fernandes Ribeiro, managing director da Klarna em Portugal e Espanha, João Miguel Dias, sócio da Armilar Venture Partners, Rui Patraquim, diretor de Desenvolvimento de Negócios para Portugal na Mastercard, e Susana Rubio, vice-presidente de Pagamentos Digitais e Inovação da Mastercard Espanha e Portugal.

Ademais, o evento contou com a presença da diretora-geral do Tesouro e Política Financeira de Espanha, Carla Díaz Álvarez de Toledo. “A colaboração com parceiros faz parte do nosso ADN e é fundamental para definir como inovamos e criamos um impacto significativo e sustentável para a sociedade. Os nossos programas estimulam a inovação, aceleram o crescimento e agilizam o lançamento de novas soluções. Além disso, proporcionamos o acesso a ferramentas digitais para apoiarmos fintechs de todos os nichos e em todos os estágios de crescimento”, comentou Paloma Real, recentemente nomeada presidente da divisão Europa Ocidental da Mastercard.

O Mastercard For Fintechs dá acesso gratuito exclusivo às plataformas de formação da empresa de pagamentos norte-americana, bilhete de entrada em eventos de fintech em toda a Europa e um cheque de 50 mil euros para quem vencer em França, além de mentoria com especialistas e fundadores de outras fintechs.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.