[weglot_switcher]

Matteo Messina Denaro. Mafioso mais procurado de Itália foi detido (com áudio)

Envolvidos na detenção de Denaro estiveram mais de 100 membros da polícia, que escoltaram o criminoso para um local secreto em Carabinieri.
DR
16 Janeiro 2023, 11h14

Um dos dez criminosos mais procurados do mundo foi hoje detido. Matteo Messina Denaro assumiu a liderança da Máfia Siciliana em 2007, após a detenção de Bernardo Provenzano e Salvatore Lo Piccolo, em abril de 2006 e novembro de 2007, respetivamente, mas tornou-se um dos criminosos mais procurados em 1993.

O chefe de ‘Cosa Nostra’ foi detido numa clínica privada em Palermo, onde se encontrava hospitalizado a receber tratamento médico, de acordo com “La República”. Denaro, ou Andrea Bonafede, como assinava a entrada hospitalar, estava a meio de um tratamento de quimioterapia.

Assim, depois de 30 anos em fuga, o mafioso italiano foi detido aos 60 anos de idade.

Envolvidos na detenção de Denaro estiveram mais de 100 membros da polícia, que escoltaram o criminoso para um local secreto em Carabinieri, tendo sido transferido posteriormente para uma prisão de máxima segurança através do aeroporto Boccadifalco.

Agora capturado, Matteo Messina Denaro foi sentenciado a prisão perpétua pelos diversos crimes cometidos. A Denaro são imputadas as mortes dos procuradores anti-máfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino em 1992, os ataques bombistas de 1993 em Milão, Florença e Roma e o rapto, tortura e homicídio do filho do mafioso Santinno di Matteo, que começou a colaborar com as autoridades após a morte do filho.

Matteo Denaro foi considerado, em 2017, como ‘Capo di tutti capi’, ou seja, o chefe de todos os chefes da Máfia italiana. As autoridades acreditam que Denaro continuava a mandar no Cosa Nostra, embora não surgisse em 30 anos.

O pai do próprio Denaro foi um criminoso da Cosa Nostra, e acredita-se que o agora detido fosse protegido de Totò Rinna, chefe da Máfia Corleone, detido no ano da fuga de Matteo Denaro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.