Um dos dez criminosos mais procurados do mundo foi hoje detido. Matteo Messina Denaro assumiu a liderança da Máfia Siciliana em 2007, após a detenção de Bernardo Provenzano e Salvatore Lo Piccolo, em abril de 2006 e novembro de 2007, respetivamente, mas tornou-se um dos criminosos mais procurados em 1993.
O chefe de ‘Cosa Nostra’ foi detido numa clínica privada em Palermo, onde se encontrava hospitalizado a receber tratamento médico, de acordo com “La República”. Denaro, ou Andrea Bonafede, como assinava a entrada hospitalar, estava a meio de um tratamento de quimioterapia.
Assim, depois de 30 anos em fuga, o mafioso italiano foi detido aos 60 anos de idade.
Envolvidos na detenção de Denaro estiveram mais de 100 membros da polícia, que escoltaram o criminoso para um local secreto em Carabinieri, tendo sido transferido posteriormente para uma prisão de máxima segurança através do aeroporto Boccadifalco.
VIDEO. People clapping and cheering Carabinieri police in the streets of Palermo after the arrest of Italy's top mafia boss Matteo Messina Denaro after 30 years on the run – @repubblica pic.twitter.com/W6ptsXu7lL
— Antonello Guerrera (@antoguerrera) January 16, 2023
Agora capturado, Matteo Messina Denaro foi sentenciado a prisão perpétua pelos diversos crimes cometidos. A Denaro são imputadas as mortes dos procuradores anti-máfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino em 1992, os ataques bombistas de 1993 em Milão, Florença e Roma e o rapto, tortura e homicídio do filho do mafioso Santinno di Matteo, que começou a colaborar com as autoridades após a morte do filho.
Matteo Denaro foi considerado, em 2017, como ‘Capo di tutti capi’, ou seja, o chefe de todos os chefes da Máfia italiana. As autoridades acreditam que Denaro continuava a mandar no Cosa Nostra, embora não surgisse em 30 anos.
O pai do próprio Denaro foi um criminoso da Cosa Nostra, e acredita-se que o agora detido fosse protegido de Totò Rinna, chefe da Máfia Corleone, detido no ano da fuga de Matteo Denaro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com