Quanto vale uma medalha de ouro? Pois bem, tudo depende de país para país, mas tendo em conta os últimos vencedores, o valor poderá variar entre os 37 mil dólares (32,3 mil euros) atribuídos pelos EUA até aos 642 mil dólares (561 mil euros) no caso da delegação de Hong Kong, que nunca conquistou uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno (JOI), segundo dados da “Forbes”.
A maioria dos atletas que competem nos JOI tem como principal ambição, a nível monetário, cobrir os custos de participar nos JOI. No entanto, é a vontade e o sonho de atingir a glória olímpica que reúne os melhores atletas do mundo a cada quatro anos num dos eventos desportivos mais importantes da história.
Ainda assim, apenas três atletas por modalidade, salvo raras exceções, podem conquistar uma das três medalhas respetivas aos três degraus do pódio. Talvez por isso seja importante que, os atletas participantes, reúnam o maior número de patrocínios possível, para cobrir o custo de equipamentos, despesas médicas e viagens.
Dezenas de países estão a oferecer bónus aos atletas que reivindicarem uma das 327 medalhas disponíveis, distribuídas pelas 15 modalidades dos JOI em Pequim. A competição arranca esta sexta-feira, sem competição, apenas com a tradicional cerimónia de abertura.
Segundo a “Forbes”, dos 91 países e territórios que competem no evento, apenas 32 confirmaram que vão pagar somas extra atletas que conquistem medalhas. Isto significa que, para mais de metade dos atletas em competição, a glória olímpica é o único, ainda que valioso, prémio a conquistar.
Entre as nações mais generosas surge a Turquia, que está disposta a pagar cerca 380 mil dólares (332,3 mil euros) por uma medalha de ouro. Segue-se Hong Kong, que compete nos JOI independente da China, atribuindo o equivalente a 642 mil dólares (561 mil euros). Apesar da “generosidade”, as somas explicam-se facilmente, dado que nenhum dos dois territórios ganhou uma medalha olímpica de inverno na sua história.
A delegação que tem dominado o evento, os EUA, por sua vez, pagará 37 mil dólares (32,3 mil euros) por cada medalha de ouro, 22,5 mil dólares (19,6 mil euros) por prata e 15 mil dólares (13,1 mil euros) por bronze. Para além do prémio das medalhas, a delegação norte-americana tem um plano de suporte aos atletas, onde se inclui o pagamento de subsídios e benefícios como seguro de saúde.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com