Dados do Observador Natal 2023, realizado pelo Cetelem, marca do grupo BNP Paribas Personal Finance, revela que o valor despendido nas compras está a cair desde 2021, altura em que as estimativas apontavam para um consumo médio online na casa dos 299 euros.
Em 2022, a estimativa passou para os 239 euros e em 2023 não irá além dos 127 euros. Mais de metade das pessoas (54%) assumem mesmo que tencionam poupar em relação ao que gastaram no ano passado.
No universo dos inquiridos pelo Cetelem, 53% pretendem fazer compras através da internet, sendo esta a forma de compras que reúne mais consenso entre os consumidores entre os 35 e os 44 anos e os que vivem no sul do país.
Os marketplaces nacionais (63%) surgem em primeiro lugar, seguidos dos marketplaces internacionais (52%), enquanto outros 58% expressam preferência pelos sites de marcas específicas.
Os inquiridos estão, de resto, muito familiarizados com o e-commerce, já que 98% da amostra admitiu realizar compras desta forma ao longo de todo o ano. Nos métodos de pagamento preferenciais são apontados o MBWay (59%), o cartão de débito (49%) e a referência multibanco (48%).
Segundo o Observador Natal 2023, a maioria dos portugueses inquiridos continua a preferir realizar as compras de Natal em centros comerciais (69%) ou em hiper ou supermercados (69%). Em terceiro lugar surgem as grandes superfícies especializadas e, em quarto lugar, o comércio tradicional, com 42% dos inquiridos a preferirem manter aceso o espírito das compras em lojas locais.
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