[weglot_switcher]

Mediapro perde direitos televisivos da liga francesa de futebol e evita pagar 334 milhões

Após meses de conflito devido ao não pagamento por parte da empresa espanhola de 334 milhões de euros correspondentes aos direitos televisivos da temporada passada (cancelada pela pandemia de Covid-19), a Mediapro concordou em devolver os direitos à LFP até a temporada 2022/23.
11 Dezembro 2020, 13h44

A empresa espanhola Mediapro renunciou aos direitos televisivos da primeira (Ligue 1) e segunda (Ligue 2) ligas francesas de futebol que possuía até a temporada 202324 e encerra o “Téléfoot” – canal de transmissão da Ligue 1 e da Ligue 2. Os direitos televisivos dos principais escalões do futebol francês são, assim, devolvidos à liga de futebol profissional francesa (LFP) que ficará encarregue de negociar a próxima parceria para as transmissões dos jogos, segundo o portal “Palco 23”.

Após meses de conflito devido ao não pagamento por parte da empresa espanhola de 334 milhões de euros correspondentes aos direitos televisivos da temporada passada (cancelada pela pandemia de Covid-19), a Mediapro concordou em devolver os direitos à LFP até a temporada 2022/23.

O acordo implica o não pagamento da Mediapro pelos valores devidos ao futebol francês – uma prestação de 172,3 milhões de euros que terminou em outubro e outra de 152,5 milhões de euros correspondente a dezembro, segundo o “L’Equipe”. A empresa liderada por Jaume Roures adquiriu 80% dos direitos televisivos para as temporadas de 2019/20 a 2022/23 por 814 milhões de euros anuais, que agora ficam sem efeito.

Julien Bergeaud, CEO da Mediapro em França, informou que, após o acordo, o canal Téléfoot será encerrado. A empresa esperava atrair 3,5 milhões de assinantes para rentabilizar a compra dos direitos, mas obteve apenas 600 mil.

A Covid-19 levou o governo francês a decretar o cancelamento das competições desde março e, ao contrário do que aconteceu em outros países, não foi retomado mesmo sem público com o início do desconfinamento.

A decisão da Mediapro de não cumprir os pagamentos acordados levou à intervenção de um mediador judicial do Tribunal de Comércio de Nanterre para resolver o conflito com a LFP, que poderá agora abrir um novo processo de atribuição dos direitos televisivos com o “Canal +” – histórico titular deste contrato, que se apresenta como o principal favorito.

Neste contexto, o “Canal +” está disposto a pagar 690 milhões de euros por temporada pela totalidade dos direitos televisivos da Ligue 1, para além do pagamento de 590 milhões de euros e prémios de assinaturas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.