[weglot_switcher]

Medicina Nuclear do SESARAM reforça exames com cintigrafia de perfusão miocárdica

Este exame de diagnóstico era realizado numa entidade externa ao SESARAM, sendo que agora está disponível no Hospital Dr. Nélio Mendonça.
8 Agosto 2019, 15h20

As cintigrafias de perfusão miocárdica estão agora disponíveis na Unidade de Medicina Nuclear do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).

Os primeiros exames realizaram-se na passada terça-feira em dois utentes acompanhados pelo Serviço de Cardiologia do SESARAM, e contaram com uma equipa multidisciplinar de médicos, técnicos de medicina nuclear e de cardiopneumologia, enfermeiros, uma física e uma farmacêutica.

A equipa médica foi constituída pelo cardiologista Gomes Serrão e pelo especialista em medicina nuclear de Coimbra Tiago Saraiva.

Este exame de diagnóstico era realizado numa entidade externa ao SESARAM, sendo que agora está disponível no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O exame tem como objetivo avaliar a perfusão do músculo cardíaco em sobrecarga e em repouso, através de uma técnica não invasiva, que permite avaliar se existe isquemia (sofrimento do miocárdico), que traduz doença arterial coronária.

“As cintigrafias de pressão do miocárdio têm elevada capacidade e acuidade diagnóstica, avaliam determinada presença de isquemia e permitem quantificá-la, possibilitando um melhor estudo global do doente”, afirma o SESARAM.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.