As cintigrafias de perfusão miocárdica estão agora disponíveis na Unidade de Medicina Nuclear do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).
Os primeiros exames realizaram-se na passada terça-feira em dois utentes acompanhados pelo Serviço de Cardiologia do SESARAM, e contaram com uma equipa multidisciplinar de médicos, técnicos de medicina nuclear e de cardiopneumologia, enfermeiros, uma física e uma farmacêutica.
A equipa médica foi constituída pelo cardiologista Gomes Serrão e pelo especialista em medicina nuclear de Coimbra Tiago Saraiva.
Este exame de diagnóstico era realizado numa entidade externa ao SESARAM, sendo que agora está disponível no Hospital Dr. Nélio Mendonça.
O exame tem como objetivo avaliar a perfusão do músculo cardíaco em sobrecarga e em repouso, através de uma técnica não invasiva, que permite avaliar se existe isquemia (sofrimento do miocárdico), que traduz doença arterial coronária.
“As cintigrafias de pressão do miocárdio têm elevada capacidade e acuidade diagnóstica, avaliam determinada presença de isquemia e permitem quantificá-la, possibilitando um melhor estudo global do doente”, afirma o SESARAM.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com