[weglot_switcher]

Médicos pedem escusa de responsabilidade por eventuais falhas nas maternidades

Os obstetras alegam que há fata de condições mínimas por causa de escalas incompletas. Em causa estão problemas no Hospital de Santa Maria e no Amadora-Sintra.
1 Agosto 2019, 08h58

Mais de metade dos médicos obstetras do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, entregaram um pedido de escusa de responsabilidade caso existam falhas ou complicações com grávidas ou bebés em agosto, revela o “Público” na edição desta quinta-feira.

Em causa estão escalas incompletas, que podem gerar falta de condições mínimas de segurança. Segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), a situação também ocorre no Amadora-Sintra.

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo revelou que as escalas serão avaliadas semana a semana e que “a esmagadora maioria dos recursos” para completar as urgências “é dos próprios hospitais”. “Foi pedido um esforço suplementar aos médicos que responderam positivamente”, referiu Luís Pisco ao mesmo jornal.

Apesar dos problemas, não haverá necessidade de recorrer ao fecho rotativo das quatro urgências obstetrícias de Lisboa ao longo deste mês. No passado mês de junho foi noticiado que iriam encerradas durante o verão, o que acabou por ser negado pela própria ministra da Saúde, Marta Temido.

Mais tarde, os responsáveis pelas maternidades da zona Norte também se mostraram preocupados com a possibilidade de não terem capacidade para garantir as urgências durante o verão, acabando por redigir uma carta à mesma governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.