[weglot_switcher]

Medina não consegue forjar parceiras eleitorais em Lisboa. PSD quer Santana Lopes em Sintra

Em Lisboa, a esquerda pretende ter candidaturas próprias e como tal Fernando Medina vai contar apenas com o apoio do PS, avança o Expresso. Em Sintra, Pedro Santana Lopes é um possível candidato, apesar de já ter manifestado preferência por Figueira da Foz, segundo o Observador.
  • eleições_legislativas_voto_urna_votar
    Mário Cruz/Lusa
3 Março 2021, 12h13

As eleições autárquicas estão na ordem do dia, com vários candidatos que já anunciaram candidatura. Em Lisboa, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina vai contar apenas com o apoio do Partido Socialista (PS), enquanto em Sintra, Pedro Santana Lopes é apontado como candidato ideal para o Partido Social Democrata (PSD).

Fernando Medina contará apenas com o apoio de PS, mas não foi por não ter tentado entrar em contacto com outros partidos. Segundo o jornal “Expresso”, a equipa do autarca de Lisboa abordou partidos além do PS, mas não existiram conversas formais ou convites. À esquerda todos querem avançar com uma candidatura própria na capital.

O Bloco de Esquerda rejeita coligações com o PS, assim sendo, Medina não conta com o apoio dos bloquistas. Além disso, segundo a moção que a direção do BE vai apresentar na próxima convenção do partido,  que o Jornal Económico (JE) também teve acesso, consta que “o Bloco apresenta listas próprias, abertas à participação de candidatos independentes e não realizará coligações nem com a direita nem com o PS”.

O Partido Comunista Português (PCP) também terá candidatura própria, em Lisboa, assim como o partido Pessoas Animais Natureza (PAN). “Iremos sozinhos a votos. Vamos a jogo por conta e risco”, disse ao Expresso, Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN.  O Livre ainda está a discutir a estratégia para as eleições autárquicas.

Em Sintra, não existem certezas, apenas dúvidas quanto à possível candidatura a Sintra. De acordo com o “Observador”, o líder do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, gosta da ideia de Pedro Santana Lopes concorres às autárquicas por Sintra. Por sua vez, o antigo primeiro-ministro, não afasta completamente o cenário, mas tem preferência por Figueira da Foz.

Uma das dificuldades de Pedro Santana Lopes será o adversário com que se vai deparar, Basílio Horta, do PS e atual presidente da Câmara Municipal de Sintra. Será difícil para Santana Lopes retirar Sintra das mãos de Basílio Horta, sendo este um candidato forte pelos investimentos que tem feito. A mais recente aconteceu a 24 de fevereiro, quando Sintra aprovou um fundo de apoio aos desempregados de 1,3 milhões de euros, segundo o Diário de Notícias.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.