[weglot_switcher]

Megxit: Os 10 minutos que lançaram o caos na família real britânica

O desejo de Harry deixar a esfera de influência da família começou semanas antes do Natal. Perante a recusa do seu pai e da rainha em conversarem, os duques de Sussex tornaram pública a sua intenção, contrariando o pedido de discrição feito por Isabel II. Esta é a cronologia das semanas mais intensas no Palácio de Buckingham desde a morte da princesa Diana.
  • DR
10 Janeiro 2020, 16h28

Harry e Meghan só avisaram a família real britânica 10 minutos antes que iam anunciar publicamente a sua saída de cena. Depois de semanas a tentar negociar com a família real a sua saída da vida real, os duques de Sussex decidiram avançar unilateralmente, enviando um email ao príncipe Carlos e William apenas 10 minutos antes.

No entanto, a imprensa britânica aponta que o email pode nem sequer ter sido visto por Carlos e por William antes do anúncio público, porque não houve também qualquer chamada telefónica entre Harry e a sua família para alertar que este email já tinha sido enviado.

Mas a história do príncipe que quer sair da esfera de influência da sua família começou há várias semanas. A rainha ainda tentou demover Harry da revelação pública da sua intenção, antes que tudo estivesse acordado, mas foi em vão.

Antes do Natal, o príncipe Harry contactou o seu pai, o príncipe Carlos, para pedir uma audiência com a Rainha, após as suas férias de seis semanas no Canadá, contam o Evening Standard e o Guardian.

A conversa tinha um propósito muito claro: Harry queria passar mais tempo no Canadá e nos Estados Unidos, e precisava de ficar livre das obrigações da agenda real.

Mas Isabel II rejeitou o encontro, considerando que só deveria ter lugar após o plano ser discutido em detalhe entre Harry e Charles, filho e pai, portanto.

Mais tarde, antes da passagem de ano, o príncipe enviou uma proposta para o seu pai, mas levou nova nega: era preciso mais tempo para pensar em vários detalhes e elaborar um plano pormenorizado, em particular a questão do financiamento.

O príncipe Harry pediu então uma reunião à rainha em Sandringham, uma casa de férias da coroa britânica no leste de Inglaterra. O encontro teria lugar assim que os duques de Sussex regressassem do Canadá.

O encontro foi marcado, mas a Harry foi transmitido que, apesar de a rainha estar feliz por se encontrar com ele, não iria ter lugar nenhuma discussão durante o encontro sobre este tema antes do príncipe Carlos conversar com Harry.

No entanto, o Evening Standard aponta que o encontro não aconteceu por ter sido cancelado pelos assessores da rainha. Só depois destas abordagens é que o príncipe Harry decidiu partir para a revelação pública da sua intenção.

Agora, depois dos duques de Sussex terem anunciado publicamente a sua intenção, os assessores da rainha garantem que “Harry e Meghan vão ser punidos por isto”.

Estes episódios podem ajudar a explicar o curto comunicado da família real britânica depois do anúncio. “Percebemos o seu desejo em terem uma abordagem diferente, mas estes são assuntos complicados que vão levar tempo até ficarem resolvidos”, segundo o Palácio de Buckingham.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.