[weglot_switcher]

Meia centena de operacionais e dezenas de viaturas da Altice apoiam combate ao fogo em Vila de Rei

Só neste incêndio que lavra desde sábado terão ardido já cerca de 20 mil metros de cabo de fibra ótica, estima a Altice Portugal.
21 Julho 2019, 15h36

A Altice Portugal tem no terreno cerca de meia centena de técnicos especializados, que acompanham o evoluir da situação em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, onde continua a lavrar um incêndio de grandes proporções, anunciou a empresa em comunicado. De prevenção está mais de uma centena de técnicos especializados, quer a nível central, quer a nível local, acrescenta o documento.

A empresa estima que só neste incêndio tenham ardido cerca de 20 mil metros de cabo de fibra ótica.

“A Altice Portugal está envolvida, desde o primeiro momento, no apoio e na coordenação com as autoridades e populações afetadas, estando em contacto permanente com todas as autoridades no teatro das operações”, informa o documento.

O Posto de Comando Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, instalado na Escola Secundária da Sertã, conta com uma unidade móvel pesada de rede da Altice Portugal, bem como de um acesso dedicado de fibra ótica para utilização por parte de toda esta estrutura.

“Estes incêndios, que lavram desde a tarde de ontem, têm impacto nas comunicações, não só devido ao facto de estarem em constante evolução, mas também devido à morfologia do próprio terreno, condições climatéricas e às várias frentes de incêndio existentes”, salienta  a Altice Portugal.

A empresa esclarece ainda que “o sucesso da operação de reposição de algumas dezenas de serviços de telecomunicações, que já se encontra em curso, dependerá sempre da validação da ANEPC para intervenção no terreno”.

Quanto à operacionalidade da rede SIRESP, a Altice refere que “até ao momento se encontra operacional e sem falhas relevantes”. Tal facto, explica, é resultado do “Projecto de implementação da Redundância de Rede, desenvolvido em parceria com a Altice Portugal, aliás foi esta mesma redundância satélite que assegurou funcionamento da antena SIRESP na Sertã”.

Dos três incêndios que este sábado deflagraram no distrito de Castelo Branco, o único que se mantém ativo é o de Vila de Rei. Os outros dois que deflagraram no concelho da Sertã pela mesma altura foram dados como dominados depois das quatro da manhã.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.